Administração pública
Encontro reúne gestores de 28 cidades

Os prefeitos das cidades que integram a região de Sorocaba se reuniram, na manhã de ontem (30), no Sebrae Sorocaba, Além Ponte, para o Encontro Sebrae: Prefeitos que Inovam. O foco era apresentar ferramentas e soluções práticas voltadas à inovação do setor público. Ao todo, representantes de 28 municípios estiveram presentes.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, os encontros são realizados com frequência. Somente em 2024, foram nove reuniões, cada uma com um tema diferente, pensado para atender às demandas da população. Neste mês, o desenvolvimento de startups, com o objetivo de trazer soluções para a gestão pública, foi o assunto central.
“As startups podem trazer uma mudança significativa na gestão pública municipal. Portanto, a nossa intenção é realmente melhorar o serviço, a administração e agilizar o tempo de mudança que, às vezes, é mais demorado e burocrático”, explica Nelson. “É um processo de construção, sensibilização. Contudo, não basta somente a vontade dos prefeitos, mas também informações a respeito, para conhecer e conseguir implantar.”
Desta forma, com uma programação focada em temas estratégicos para o desenvolvimento regional, o Encontro Sebrae: Prefeitos que Inovam trouxe painéis com especialistas que atuam diretamente na modernização do setor público, além de ferramentas e cases de sucesso.
Entre as apresentações, estava o projeto piloto de credenciamento como alternativa estratégica para contratação de bens e serviços, aplicado por Alambari e Sarapuí, em parceria com o Sebrae. Ambas as cidades, que integram a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), adotaram o modelo de cadastro prévio de fornecedores para contratação de bens e serviços.
“Basicamente, para preencher o credenciamento, o interessado traz toda a documentação simplificada e, no sistema, é feita uma lista com as empresas aprovadas”, explica o prefeito de Sarapuí, Professor Gustavo (PSDB). “Então, por exemplo, há cinco vidraceiros cadastrados. Quando a prefeitura precisar deste serviço, a gestão pública irá acionar o primeiro fornecedor. Na próxima necessidade, o segundo colocado e assim por diante”.
A proposta dessa nova modalidade licitatória é dar mais agilidade para a prestação de pequenos serviços. Normalmente, para a contratação ser efetivada, é necessário que a administração municipal pegue, no mínimo, três orçamentos, desenvolva estudos técnicos e documentos básicos. Todo esse processo, segundo o Executivo, demora semanas para ser finalizado.
“Então, suponho que uma escola municipal esteja com quatro vidros quebrados. A situação vai permanecer assim até que o processo licitatório seja concluído”, aponta Gustavo. “Com essa listagem prévia feita, precisa somente acionar o fornecedor.”
No Encontro Sebrae: Prefeitos que Inovam, Sorocaba foi representada pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara. Para ele, com o advento da tecnologia, cada vez mais o cidadão precisa de respostas rápidas.
“Com uma prefeitura mais tecnológica, sai do analógico e muda para o digital, o tempo de resposta é muito mais rápido e mais exato. Eu acho que dessa forma esses municípios vão se desenvolver com mais facilidade”, aponta Cancellara.