Abastecimento
Cinco postos de combustíveis têm bombas antifraudes
Ipem-SP disponibiliza plataformas para localizar equipamentos

Cinco postos de combustíveis de Sorocaba já contam com bombas medidoras antifraude, certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No total, foram instaladas 11 bombas na cidade. Na Região Metropolitana de Sorocaba, há 38 bombas em funcionamento, distribuídas em 11 postos localizados nos municípios de Alambari, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Piedade, São Roque e Votorantim.
O município de Sorocaba tem atualmente mais postos com as bombas antrifraudes do que o município de Campinas, que possui apenas um. Na cidade de São Paulo atualmente são 12 postos com o equipamento. Conforme determinação do Inmetro, até 2038 todos os postos do país deverão contar com esse tipo de equipamento
Segundo o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), cabe aos proprietários dos postos de combustíveis adquirir as bombas medidoras antifraude e comunicar a adesão ao órgão. Os endereços dos estabelecimentos e a quantidade de bombas certificadas instaladas em cada local podem ser consultados no site www.ipem.sp.gov.br/bombasegura. Em apenas um mês, a página registrou 40 mil acessos.
"O número de acessos em pouco tempo demonstra a importância da plataforma como um aliado essencial no combate às fraudes em postos de combustíveis, mostra o interesse da população na localização por informação, garantindo transparência e segurança ao consumidor e a integridade das empresas que cumprem as normas", comentou Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, superintendente do Ipem-SP.
Ainda segundo o instituto, o consumidor pode exigir que o abastecimento seja realizado nesta bomba, se houver. Se o frentista recusar, o Ipem deve ser comunicado.
O órgão também reforça que realiza fiscalizações constantes. “Essas fraudes podem causar prejuízos financeiros significativos, especialmente diante dos altos preços dos combustíveis e da dependência dos motoristas em relação a postos de confiança”, destaca o Ipem.
Nova regulamentação
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no final do mês de março a Portaria nº 170/2025, que altera a Portaria Inmetro nº 227/2022 e reforça as exigências para bombas medidoras de combustíveis líquidos identificadas com fraude. De acordo com a nova regulamentação, essas bombas deverão ser obrigatoriamente substituídas por equipamentos que atendam aos requisitos do Regulamento Técnico Metrológico (RTM) do órgão. A medida visa coibir práticas fraudulentas no abastecimento de combustíveis, garantindo maior transparência e segurança para os consumidores. Todos os postos deverão trocar os equipamentos para as novas bombas até 2038.