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Divergência

Internacionalização do aeroporto aguarda parecer da Anvisa

Anac aponta pendências no processo, mas concessionária diz que exigências foram cumpridas

28 de Maio de 2025 às 21:30
Thaís Verderamis [email protected]
Internacionalização do aeroporto será apenas para manutenção de aeronaves, sem operação de voos comerciais ou de cargas
Internacionalização do aeroporto será apenas para manutenção de aeronaves, sem operação de voos comerciais ou de cargas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O processo de internacionalização do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, segue em andamento, mas esbarra em divergências entre os órgãos responsáveis. Enquanto a empresa que administra o terminal afirma que aguarda apenas o parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta pendências documentais no processo.

Em nota, a Rede VOA, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, informou que já enviou toda a documentação necessária aos órgãos competentes, Anac, Decea, Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa, e que todas as adequações na área aeroportuária foram concluídas. “Todos eles já deram parecer favorável ao processo, faltando apenas o parecer final da Anvisa”, destacou a empresa.

No entanto, a Anac contesta essa versão. Segundo o órgão, foram identificadas falhas na documentação apresentada no início do ano, e a empresa responsável foi comunicada das pendências. “Desde então, não houve retorno nem envio de novos documentos para dar continuidade à análise do processo”, informou, por meio de nota.

A Anac ainda esclareceu que um aeródromo só é considerado internacional após cumprir todos os requisitos legais e operacionais. “É considerado aeródromo internacional aquele designado pela Agência como apto a atender às operações de tráfego aéreo internacional, satisfazendo as formalidades de alfândega (Receita Federal), de polícia de fronteira (Polícia Federal), de saúde pública (Anvisa), de vigilância agropecuária (Vigiagro) e os demais requisitos estabelecidos em regulamentos específicos.”

O órgão frisou que a agilidade do processo depende do operador aeroportuário. “A velocidade do processo de internacionalização de um aeroporto depende primariamente da capacidade do operador para atender aos protocolos dos órgãos citados.”

Procurada, a Anvisa não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta matéria.

Processo começou em 2012

A internacionalização do aeroporto de Sorocaba teve início em 2012, na antiga gestão. A Rede VOA assumiu a concessão do terminal e deu continuidade ao processo a partir de 2018. Desde então, o local passou por uma série de adequações exigidas pelos órgãos reguladores.

Entre as melhorias, estão: fechamento do perímetro alfandegado com controle de acesso e videomonitoramento 24 horas; integração ao sistema Siscomex; implantação de API com transmissão em tempo real de informações sobre cargas; instalação de sistemas de inspeção por imagem (raio-X); criação de salas individualizadas para os representantes da Receita Federal, Anvisa, Vigiagro e outros órgãos; modernização dos sistemas de vigilância; capacitação da equipe; credenciamento de colaboradores junto à Polícia Federal e a implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).

Importante destacar que a mudança visa à internacionalização do aeroporto exclusivamente para manutenção de aeronaves, sem previsão de atendimento a passageiros ou transporte de cargas.

Considerado um dos maiores polos de manutenção aeronáutica do País, o aeroporto de Sorocaba registra mais de dois mil pousos e decolagens por mês desde o início deste ano.