Arquitetura
Capela Senhor do Bonfim recebe apoio de estudantes

Alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Paulista (Unip) entregaram à comissão mantenedora da Capela Senhor do Bonfim um levantamento arquitetônico no qual é proposto um “jardim de chuva” como forma de mitigar os efeitos das inundações no córrego da Água Vermelha, que afetaram tanto a capela quanto o hospital Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) em janeiro de 2024.
A construção do jardim de chuva contou com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas). O projeto é o primeiro do tipo em área pública de Sorocaba. Segundo a coordenadora do projeto, Silvana Dudonis, o jardim de chuva tem a função de captar a água das chuvas em uma área com maior capacidade de drenagem.
O Grupo Escoteiro Ipanema participou do ato de entrega do levantamento, no sábado (24), e auxiliou no plantio do jardim de chuva.
Outro projeto que está sendo desenvolvido pelos alunos da Unip no local é o de recuperação da documentação da capela. Esses documentos são necessários para ações junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição que poderá apoiar futuras obras de reforma e restauro.