Criatividade
Projeto transforma calçadas da zona norte de Sorocaba
Ação do Rotary Club Sorocaba Novas Gerações reuniu 500 voluntários para resgatar memórias

As calçadas, antes cinzentas, agora estão cheias de cores e memórias. Quem caminha pelos bairros Guaíba, Laranjeiras e São Guilherme, na zona norte de Sorocaba, pode se divertir ao pular uma centopeia ou a clássica amarelinha _ brincadeiras que marcaram a infância de muitas crianças.
A transformação aconteceu no último sábado (24), quando cerca de 500 voluntários, de todas as idades, se reuniram para colorir 100 calçadas da região. A ação buscou resgatar jogos do passado e promover atividades lúdicas nos espaços públicos, de forma criativa. A iniciativa é do Rotary Club Sorocaba Novas Gerações, com autorização de escolas e moradores.
O projeto “Calçadas Brincantes” já foi realizado em outras cidades e, agora, chegou a Sorocaba. A primeira área contemplada foi a zona norte, mas a ideia é expandir a ação para outros bairros. Segundo Silvia Regina Ferrary, diretora de Juventude do Rotary Club Sorocaba, a proposta é deixar as ruas mais alegres. “Hoje em dia, as calçadas estão tristes. As crianças ficam em casa, na TV ou no celular. É uma forma de tirá-las de casa para brincar _ e até os adultos acabam pulando uma amarelinha.”
Para pintar, foi montada uma força-tarefa. O aposentado Julio Cezar Rodrigues, de 72 anos, por exemplo, ficou responsável por distribuir as tintas. “Eu planejei a minha vida para trabalhar muito e depois me dedicar à sociedade. Então, uma das minhas tarefas era levar as tintas, porque tenho tempo, carro e recursos. Levei, como outras pessoas também levaram. Eu me sinto bem, eu me sinto muito bem.”
Os primos Miguel Eduardo Ferrari Ramos da Silva, de 11 anos, e Fiorella Maria Jordão Silva, de 10, participaram com entusiasmo. Miguel, que é membro do Rotary há três meses, disse que pretende continuar ajudando. “Eu acho legal, tenho prazer em ajudar e também gosto de ações ao ar livre. É bom sair um pouco das telas.” Fiorella ficou animada ao pintar a centopeia. “Quando eu era bebê, chamava a minha de ‘peia’. Gostei muito das cores. Vai ser divertido para as crianças verem isso ao sair da escola.”
Os primos fazem parte do projeto “Rota Kids”, uma iniciativa do Rotary voltada às crianças. No sábado, participaram da ação ao lado dos tios, Dulcelene Jordão Ramos e Maurício Ramos, que vieram da capital para apoiar. “Nosso objetivo é mostrar às crianças que elas precisam cuidar da cidade e, principalmente, que devem sair um pouco das telas e ir para a rua, ver a natureza. Temos que dar o exemplo, pois estamos formando uma geração. A melhor frase que resume isso é: ‘a palavra convence, mas o exemplo arrasta’”, destacou Dulcelene.