Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilização

População pede estações do TIC em outras cidades da região

Durante audiência pública, representantes de Mairinque e Alumínio defendem importância histórica e turística da parada do trem em seus municípios

26 de Maio de 2025 às 17:40
Da Redação [email protected]
.
As perguntas foram respondidas ao final da sessão (Crédito: Fábio Rogério)

Moradores e autoridades de outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estiveram presentes na audiência pública do TIC em Sorocaba e solicitaram a inclusão de mais estações com paradas no percurso.

O presidente da Câmara de Mairinque, Rafael de Oliveira Dias, conhecido como Rafael da Hípica (PL), assim como diversas pessoas presentes no plenário, disse que Mairinque tem uma ligação com a Estrada de Ferro Sorocabana. Dessa forma, o município não pode ficar de fora do trajeto. “Eu peço aos senhores, não esqueçam do município de Mairinque, o trem parador precisa passar no nosso município, precisa parar na estação. Isso não significa apenas respeitar e fazer uma menção à história, mas significa elevar o nosso município para o qual foi criado.”

A mesma solicitação foi feita pela prefeita de Alumínio, Ana Paula de Cássia Netto (PP). “Além da questão histórica, pois a estação ferroviária está ligada à história do nosso município, hoje nós temos um projeto na nossa cidade em transformar Alumínio em MIT (Município de Interesse Turístico). Além da mobilidade que teríamos para a pessoa que se locomove até São Paulo, teríamos o fomento turístico do nosso município.‘

Ao Cruzeiro do Sul, Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, destacou que as estações nesses dois municípios estão contempladas no contrato como investimento contingente. “Ou seja, em linhas gerais, se houver demanda, se a população quiser utilizar o serviço, o Estado pode acionar a concessionária para a construção da estação nesses dois municípios. Mas como a demanda hoje estava muito baixa, pouco representativa, o Estado adotou a opção por colocá-la como investimento contingente para priorizar o transporte de passageiros das estações onde há demanda hoje.” (Vanessa Ferranti)

Galeria

Confira a galeria de fotos