Sorocaba
Audiência Pública discute Trem Intercidades
Serviço deve começar a funcionar em 2033; investimento estimado é de R$ 12 bilhões

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), realizou nesta segunda-feira (26), na Câmara de Sorocaba, a primeira audiência pública sobre o projeto de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, o TIC Sorocaba, que ligará o município à capital paulista. Durante o evento, a pasta apresentou o projeto e ouviu as demandas da população e autoridades da região. As perguntas foram respondidas ao final da sessão. Outras duas audiências públicas estão previstas para ocorrer nos próximos dias em São Roque e em São Paulo.
O evento marcou o início da etapa de consulta pública, que antecede a publicação do edital. O documento deve ser lançado até setembro de 2025, com leilão previsto para o fim deste ano. A assinatura do contrato está programada para o primeiro trimestre de 2026. Já o início da operação do serviço está previsto apenas para 2033. O período de concessão será de 30 anos.
Com investimento estimado em R$ 12 bilhões, o projeto do TIC Sorocaba prevê a implantação de dois serviços: expresso e parador. A proposta inclui ainda a modernização das estações, aquisição de uma nova frota e a integração com as linhas de trens metropolitanos, metrô e o Trem Intercidades Eixo Norte. A expectativa é que o TIC atenda até 50 mil passageiros por dia, com tempo de viagem estimado em cerca de uma hora entre Sorocaba e São Paulo.
Durante a audiência na Câmara, Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, apresentou mais detalhes do projeto. O Trem Intercidades Eixo Oeste tem seis paradas previstas, com saída de Sorocaba e estações em Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (em Itapevi), Carapicuíba e Água Branca (em São Paulo).
“A pessoa que quiser pegar o serviço expresso sairá de Sorocaba e irá direto para São Paulo, parando na estação de Água Branca, e também teremos o serviço parador, que vai parando nas cidades limítrofes por onde o Trem Intercidades intercepta. O tempo médio de deslocamento é de 60 minutos para o serviço expresso e o serviço parador dá cerca de cinco minutos a mais por causa do tempo de parada”, explicou Almudin.
Horários e valores
De segunda a sexta-feira, ambos os serviços do Trem Intercidades, parador e expresso, devem sair em intervalos de 30 minutos nos horários de pico, totalizando quatro viagens por hora. No horário de vale, entre os horários de pico, as viagens devem ocorrer a cada 20 minutos no formato parador e a cada 60 minutos no formato expresso.
Aos sábados, haverá somente o trem parador, com intervalos de 20 minutos nos horários de pico e 40 minutos nos demais horários. Aos domingos e feriados, a população terá o veículo parador com intervalos de uma hora.
As tarifas irão variar conforme o destino do passageiro. Quem fizer o trecho completo de Sorocaba à estação de Água Branca, em São Paulo, pagará o valor cheio de R$ 45,00. De Sorocaba a Carapicuíba, o valor será de R$ 36,88; de Sorocaba a Amador Bueno, R$ 28,53; de Sorocaba a São Roque, R$ 18,68; e de Sorocaba a Brigadeiro Tobias, R$ 5,72.
Na audiência pública, Almudin apresentou os comparativos. Segundo ele, atualmente, quem sai de carro de Sorocaba com destino a São Paulo gasta entre R$ 56,00 e R$ 63,00, considerando o custo de combustível e pedágios, em um trajeto que dura em torno de 1h30 sem trânsito. O diretor da companhia também comparou o tempo de viagem e os valores para quem utiliza hoje o ônibus intermunicipal — o percurso dura em torno de duas horas, com gasto de R$ 49,55.
Novas audiências
Mais duas audiências públicas estão previstas para ocorrer nos próximos dias. Na quarta-feira (28), o evento ocorrerá às 11h na Câmara de São Roque e, na quinta-feira (29), no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em São Paulo, no mesmo horário.
O projeto de concessão do TIC Sorocaba também está recebendo sugestões de pessoas físicas e jurídicas por meio de formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI): www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br.
Para serem consideradas, as sugestões devem incluir identificação do participante, com e-mail ou telefone para contato, e seguir o modelo disponibilizado na plataforma. Apenas as manifestações enviadas dentro do prazo e com todas as informações obrigatórias serão analisadas.
População pede estações em cidades da região
Moradores e autoridades de outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estiveram presentes na audiência pública do TIC em Sorocaba e solicitaram a inclusão de mais estações com paradas no percurso.
O presidente da Câmara de Mairinque, Rafael de Oliveira Dias, conhecido como Rafael da Hípica (PL), assim como diversas pessoas presentes no plenário, disse que Mairinque tem uma ligação com a Estrada de Ferro Sorocabana. Dessa forma, o município não pode ficar de fora do trajeto. “Eu peço aos senhores, não esqueçam do município de Mairinque, o trem parador precisa passar no nosso município, precisa parar na estação. Isso não significa apenas respeitar e fazer uma menção à história, mas significa elevar o nosso município para o qual foi criado.”
A mesma solicitação foi feita pela prefeita de Alumínio, Ana Paula de Cássia Netto (PP). “Além da questão histórica, pois a estação ferroviária está ligada à história do nosso município, hoje nós temos um projeto na nossa cidade em transformar Alumínio em MIT (Município de Interesse Turístico). Além da mobilidade que teríamos para a pessoa que se locomove até São Paulo, teríamos o fomento turístico do nosso município.‘
Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, destacou que as estações nesses dois municípios estão contempladas no contrato como investimento contingente. “Ou seja, em linhas gerais, se houver demanda, se a população quiser utilizar o serviço, o Estado pode acionar a concessionária para a construção da estação nesses dois municípios”, explicou. (V.F.)
Galeria
Confira a galeria de fotos