Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Três dias depois, Sorocaba libera para todos a vacina contra a gripe

Municípios da região oferecem a imunização desde terça-feira, enquanto na cidade começa apenas amanhã

21 de Maio de 2025 às 15:01
Thaís Marcolino [email protected]
O imunizante conta com as cepas H1N1, H3N2 e B
O imunizante conta com as cepas H1N1, H3N2 e B (Crédito: Divulgação/ Secom)

Pessoas acima dos seis meses de idade podem procurar, a partir de amanhã (23), uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba para se imunizar contra o vírus influenza, o causador da gripe. A ampliação na cidade ocorre três dias após o Governo do Estado autorizar a dose para o público geral. Entre terça-feira (20) e ontem (21), municípios da região, como Votorantim, Araçoiaba da Serra, Salto, Itu e São Roque, já tinham liberado o imunizante.

A partir desta sexta-feira, a vacinação será administrada em Sorocaba no horário de costume de cada UBS, a partir das 8h. Para receber a dose é necessário apresentar carteira de vacinação e documento de identificação com foto. As crianças precisam estar acompanhadas dos responsáveis.

Até hoje (22), apenas os idosos, crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes e pessoas do grupo prioritário podem receber a dose contra a influenza. Na ocasião, é obrigatória a apresentação de um documento que comprove a comorbidade.

Região adere antes

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo ampliou, na manhã de terça-feira (20), para os 645 municípios o grupo apto a receber a vacina. Na data, poucas horas depois, várias cidades da região publicaram que a população já poderia procurar os postos de saúde. Foi o caso de Votorantim, Salto, Itu e São Roque. Em Araçoiaba da Serra, por uma questão logística, a liberação ocorreu apenas ontem.

Assim que o Estado liberou a vacinação para todos, o Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba. Na oportunidade, a resposta foi de que a Secretaria da Saúde aguardava documento técnico. Então, a ampliação, deixada para amanhã, foi divulgada ontem.

Baixa cobertura vacinal

A ampliação era esperada para junho, quando tem início o inverno — estação que aumenta os casos de gripes e resfriados —, mas o governo paulista decidiu antecipar devido à baixa procura do grupo prioritário. Em todo Estado, até a semana passada, pouco mais de 24% tinham procurado os postos de saúde. O número é parecido com Sorocaba. Conforme a prefeitura, 69.786 pessoas — em sua maioria idosos, cerca de 40 mil — procuraram as UBS para se vacinar. Isso dá 28,04%. Já em Votorantim a situação está um pouco melhor. A cobertura vacinal é de 33,04%, o que corresponde a 13.688 doses aplicadas.

Proteção

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes. O imunizante conta com as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.