Religião
Paróquia Santa Rita de Cássia comemora o dia da padroeira
A programação começa às 5h, com missa celebrada pelo padre Júlio
Fiéis em todo o Brasil e no mundo celebram o Dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a "Santa das Causas Impossíveis". As homenagens à padroeira ganham força em Sorocaba nesta quinta-feira (22), dia oficial da santa. Mais do que uma tradição, a festa de Santa Rita representa um momento de renovação da fé e da esperança para milhares de devotos.
A Paróquia Santa Rita de Cássia começou as comemorações na terça-feira (13) e finaliza a festa nesta quinta-feira (22). Na data de encerramento, a programação inicia às 5h, com uma missa celebrada pelo padre Júlio. Em seguida, às 12h, haverá a bênção das rosas, com o padre Jorge. Às 15h, será realizada uma nova missa com o padre Edson Daros, de Boituva. Por fim, às 19h, ocorrerá a procissão e a missa de encerramento, presidida pelos padres Júlio e Jorge.
Além das celebrações eucarísticas, haverá uma quermesse com diversas opções de alimentação, incluindo churrasco, lanches, pastéis, doces e refrigerantes, a partir das 8h, juntamente com a venda de artigos religiosos. Também haverá venda de rosas e bençãos de objetos. A Paróquia Santa Rita de Cássia está localizada na rua Bartolomeu de Gusmão, 311 - Vila Santana, em Sorocaba.
Origem
A devoção a Santa Rita de Cássia tem origem na tradição católica e é mantida por fiéis em diversas regiões do mundo. Nascida em 1381, em Roccaporena, na Itália, Rita viveu situações de conflito familiar, luto e reclusão religiosa. Foi casada contra sua vontade, teve dois filhos e, após a morte do marido e dos filhos, passou a buscar a vida religiosa.
Segundo registros da tradição católica, sua entrada no convento aconteceu após relatos de um fato considerado milagroso. Já como religiosa, dedicou-se à oração, ao serviço e à penitência. Durante esse período, passou por um episódio em que uma ferida se formou em sua testa, associada à meditação sobre a Paixão de Cristo.
Santa Rita foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900. Seu corpo, que permaneceu preservado após um incêndio, está exposto na Basílica de Cássia, na Itália. A santa é associada a pedidos de intercessão em situações difíceis, o que a tornou conhecida como a “Santa das Causas Impossíveis”. (Lavínia Carvalho - programa de estágio).