Sorocaba
Portão no estacionamento do Mercado Municipal gera divergência
A instalação de portões no estacionamento do Mercado Municipal de Sorocaba, localizado na Praça Comendador Nicolau Scarpa, no Centro, está gerando divergências. A Organização Social dos Mercadores de Sorocaba afirma que tem autorização para a implantação do gradil. Já um morador ressalta que a estrutura prejudica a passagem de pedestres, além de pessoas com deficiência física e visual.
As grades teriam sido colocadas em março deste ano. O entorno do estacionamento foi fechado. Na área onde fica a cancela, há um portão; e, na lateral ù onde existe uma calçada e alguns estabelecimentos comerciais ù, há passagem para pedestres. O acesso de carros é fechado durante a noite. No entanto, ao lado, o corredor fica aberto para quem circula a pé.
Segundo João Carlos Padovani Cortez, presidente da Organização Social dos Mercadores de Sorocaba, as grades foram instaladas devido ao grande volume de veículos que passavam por cima da calçada do estacionamento, que é privado.
“As motos, por exemplo, entravam e saíam pela calçada. Estava muito problemático isso. Então, foram colocadas as grades para organizar esse fluxo. À noite, ela fica fechada, mas na parte de cima fica aberta, as pessoas passam normalmente. Ela fica inteira aberta ù só essa lateral que é fechada para impedir a passagem de motos e carros.”
Após a instalação do gradil, em 20 de março, um morador da região, que preferiu não se identificar, registrou uma reclamação na Prefeitura. O munícipe pede a fiscalização das cercas que, segundo ele, têm mais de dois metros de altura e estão localizadas em praça pública. Na reclamação, ele também cita que a estrutura dificulta a locomoção de pessoas com deficiência física e visual, devido à obstrução do piso tátil no local. Dessa forma, solicita que a Prefeitura informe sobre a aprovação do projeto arquitetônico e a área de abrangência concedida ao Mercado Municipal.
“Eu abri uma reclamação na ouvidoria da Prefeitura questionando o fechamento de uma praça pública, perguntando até onde vai a concessão do mercado. Já faz mais de 40 dias que enviei e, até hoje, não tive resposta”, pontuou.
De acordo com o presidente da Organização Social dos Mercadores de Sorocaba, a entidade tem o direito de explorar o uso de todo o entorno do Mercado Municipal. Dessa forma, a instalação estaria autorizada. Além disso, destaca que a medida visa evitar pichações e impedir que pessoas durmam na lateral do mercado. Outra mudança realizada, ainda segundo Cortez, foi a implantação de vagas exclusivas para motocicletas no estacionamento.
A Secretaria de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Semepp) informa que as alterações realizadas no entorno do mercado foram previamente solicitadas pela gestão do local ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMPD), tendo sido aprovadas pelo Conselho no que se refere à instalação.
Sobre a dificuldade de acesso para pessoas com deficiência relatada pelo morador, João Carlos Padovani Cortez disse que cadeirantes podem circular pela calçada. Além disso, afirmou que rampas serão construídas nas laterais do estacionamento e que o piso tátil também deverá ser remodelado. “Tudo isso está sendo organizado.”
Galeria
Confira a galeria de fotos