Buscar no Cruzeiro

Buscar

Influenza

Governo de SP autoriza ampliação da vacina contra a gripe

A medida permite que qualquer pessoa acima dos 6 meses possa se imunizar; em Sorocaba ainda segue apenas para o grupo prioritário

20 de Maio de 2025 às 11:17
Da Redação [email protected]
A vacina contra a gripe (virus influenza) é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos
A vacina contra a gripe (virus influenza) é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos (Crédito: Arquivo/ Fábio Rogério)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) amplia, a partir desta terça-feira (20), a vacinação contra a gripe. A medida permite que qualquer pessoa acima dos 6 meses de idade possa se imunizar. Apesar da autorização, os municípios têm autonomia para fazer a liberação conforme o próprio estoque e estratégia. Em Sorocaba, por exemplo, a pasta responsável aguarda documento técnico. Por isso, na cidade, a campanha segue apenas para pessoas do grupo prioritário. Já em Votorantim, está liberada a dose. 

Neste ano, a vacina contra o vírus influenza foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Diante disso, a vacinação teve início para os grupos prioritários, que englobavam idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.

Diante da baixa procura, a SES decidiu antecipar a ampliação para todos os públicos. Conforme levantamento da pasta, até a semana passada, a cobertura vacinal no Estado para o público-alvo era de 24,41%. O número é considerado baixo. 

Votorantim já libera

Em Votorantim, qualquer pessoa acima dos seis meses de idade pode se imunizar contra a gripe a partir de hoje (20). A prefeitura seguiu a orientação e o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Estratégia Saúde da Família (UESFs).

Para receber a dose da vacina influenza trivalente, a pessoa precisa apresentar carteira de vacinação. É necessário também levar documento com foto e CPF.

A vacinação em Votorantim teve início em 1º de abril. Até o momento, 13.688 doses foram aplicadas, com cobertura vacinal de 33,04%.

Região

Além de Votorantim, outros municípios da região de Sorocaba também disponibilizaram o imunizante ontem. Em Salto, a vacina está à disposição em todas as UBS, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com CPF. No caso das crianças, além do documento, é solicitada a carteirinha de vacinação.

Em São Roque, segue o mesmo esquema: em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 16h, de segunda a quinta e, na sexta-feira, das 7h às 14h, para qualquer pessoa acima dos seis meses de idade.

Prioritários devem ir o quanto antes

A SES-SP reforça que os grupos prioritários — formados por gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos de idade e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (como doenças cardiorrespiratórias, obesidade mórbida, diabetes, entre outras) — devem se vacinar o quanto antes contra a gripe, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.