Arquidiocese de Sorocaba
Dom Julio se despede hoje de Sorocaba com missa na Catedral
Depois de oito anos como arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine se despede hoje (18) da cidade. Sua última missa será celebrada, às 15h, na Catedral Metropolitana, no Centro. Na ocasião, ele aproveitará para saudar os que desejarem.
Com o coração tranquilo, o pároco disse ao Cruzeiro do Sul que o período em que ficou em Sorocaba foi de aprendizado, apesar dos desafios pastorais da Arquidiocese. “Sinto-me privilegiado por ter sido achado digno da partilha de sentimentos, da vida, de bens espirituais. Vou leve e também pesaroso. Parto carregado de memórias alegres e tristes. Parto aliviado por não ter cometido erros graves e com paz de consciência. Mudança é purificação da memória e da consciência”, reflete.
Dom Julio viaja amanhã (19) para Belém, Pará, com o desafio de assumir o posto de arcebispo coadjutor de Belém a partir do dia 31 deste mês. A função foi designada pelo Papa Francisco, falecido em 21 de abril. “Tudo está preparado para a partida: malas, documentos e objetos pessoais estão separados. Muita coisa doei ou descartei.”
Depois da partida, o Colégio de Consultores, formado por alguns padres, vai governar a arquidiocese e, em seguida, decidir quem será o administrador. “Depois de minha apresentação à Arquidiocese de Belém o decano do Colégio de Consultores terá oito dias de prazo para comunicar a sede vacante e para promover a eleição”, explica Dom Júlio. O decano — e mais antigo de ordenação — é o padre Manoel César de Camargo Junior.
Já o novo arcebispo metropolitano de Sorocaba será indicado pelo Papa Leão XIV. No entanto, ainda não há data para isso ocorrer.