Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ferrovias

TIC vai reaproveitar Estação da Sorocabana

Projeto do Trem Intercidades que vai ligar Sorocaba à capital paulista prevê recuperação de prédio histórico

17 de Maio de 2025 às 19:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Construção é de 1875 e será incorporada ao novo terminal de passageiros
Construção é de 1875 e será incorporada ao novo terminal de passageiros (Crédito: DANIEL GOUVEIA (7/5/2025))

Há quase um ano, o Cruzeiro do Sul noticiava que Sorocaba teria novamente transporte ferroviário de passageiros. O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste vai permitir a ligação entre Sorocaba e a capital paulista . O trajeto deverá ser feito em 60 minutos e o projeto prevê o reaproveitamento e construção de estações. A demanda projetada é 50 mil passageiros por dia. Atualmente, o deslocamento rodoviário tem duração de 110 minutos de carro e 130 minutos de ônibus. O contrato está previsto para ser assinado após as licitações, que podem acontecer no primeiro semestre de 2026.

Está prevista a utilização da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), em Sorocaba. A iniciativa estabelece o uso do prédio histórico, conforme diz parte de anexo do edital: “A solução de projeto alia preservação patrimonial, requalificação urbana e exigências operacionais modernas. O edifício histórico da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana será mantido e incorporado ao novo terminal como espaço de controle de acesso e distribuição dos fluxos de passageiros.”

O prédio, no centro da cidade e que serviu de cenário de chegadas e despedidas por gerações, pertence atualmente ao governo federal. A Prefeitura de Sorocaba possuía a cessão provisória e, quando foi finalizada, a pasta solicitou a doação permanente, com o objetivo de realizar parcerias público-privadas a fim de viabilizar a restauração da estação e dos prédios anexos. Atualmente uma parte do complexo ferroviário abriga o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs).

O complexo ferroviário de Sorocaba é o maior e dos mais completos conjuntos remanescentes da antiga EFS, uma das principais ferrovias paulistas, e é tombado desde 2018 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A estação deixou de ser utilizada para sua finalidade original em 1999. Assim, com o TIC Eixo Oeste, projeta-se o resgate de parte dessa malha ferroviária para o transporte de passageiros.

Atualmente, a ferrovia está sob concessão da empresa Rumo Malha Oeste, que administra o sistema desde 2015. A partir de janeiro de 2022, com o fim do transporte de celulose, a empresa só movimenta veículos de manutenção, usando a linha como acesso.

Brigadeiro

Sorocaba é considerada o “km 0” do projeto do TIC Eixo Oeste. No município estão previstas duas estações: Sorocaba e Brigadeiro Tobias, usando parte dos trajetos originais da EFS. A partir da estação Brigadeiro Tobias, o traçado segue por uma nova rota.

Cidades da região estão incluídas no projeto. Em Alumínio e Mairinque estão previstas duas estações de mesmo nome — consideradas investimentos contingentes do contrato (quando o governo entende que precisa e pede para a concessionária). O traçado ferroviário nessa região seria praticamente todo novo, enquanto que o trecho entre São Roque e Itapevi segue basicamente a mesma diretriz do traçado original.

O trecho entre São Roque e Itapevi terá duas estações: São Roque e Amador Bueno. As estações Amador Bueno e Carapicuíba farão a integração com a Linha 8-Diamante. A estação Água Branca, na zona oeste da capital, será ampliada e integrará o sistema às linhas 3-Vermelha, 6-Laranja, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, assim como ao Trem Intercidades Eixo Norte, o TIC Campinas.

Parcerias

Quando respondia pelo Ministério da Infraestrutura no governo Bolsonaro (2019 a 2022), Tarcísio de Freitas (Republicanos), agora governador de São Paulo, já pretendia promover a ampliação do setor ferroviário. Dizia ele, à época, que a iniciativa resultaria em vantagens ao Brasil, em especial no quesito sustentabilidade.

O decreto editado no governo Bolsonaro tratou de organizar o transporte ferroviário e do uso da infraestrutura ferroviária em território nacional, de forma a possibilitar novas oportunidades de investimentos.

O TIC Eixo Oeste é projeto com investimento de R$ 11,6 bilhões para 100 quilômetros de ferrovia, em um prazo de trabalho que pode alcançar 30 anos, no modelo de negócios de parceria público-privada (PPP). A proposta é realizar essa PPP com base nas diretrizes de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A etapa inicial de consulta pública vai permitir a avaliação das primeiras informações sobre o projeto. Interessados podem enviar contribuições por escrito até o dia 2 de junho, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos, o www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/tic-sorocaba/. A participação é aberta a pessoas físicas e jurídicas que queiram colaborar com o aprimoramento do projeto. (Da Redação)