Comemoração
Lar Escola Monteiro Lobato celebra 79 anos
Evento reúne diretoria, alunos, ex-assistidos, parceiros e relembra a trajetória da instituição
O Lar Escola Monteiro Lobato completa, na segunda-feira (19), 79 anos de fundação. Na manhã de ontem, sexta-feira (16), foi realizada uma celebração com almoço e atividades. Participaram da comemoração a diretoria, parceiros, crianças assistidas e ex-assistidos, que relembraram os momentos vividos na instituição, hoje conhecida como Projeto Renovar.
O evento comemorativo foi iniciado com apresentações artísticas dos alunos, seguido de almoço e do tradicional “parabéns”. O Lar Escola Monteiro Lobato foi fundado em 19 de maio de 1946. É uma instituição sem fins lucrativos e de natureza filantrópica. Entidade parceira da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), ao longo desses 79 anos sempre se manteve voltada para a educação e formação de jovens para a sociedade.
O presidente da entidade, Luiz Henrique Alves, contou que as 170 crianças assistidas pela instituição realizam atividades pedagógicas e culturais no contraturno escolar. A instituição oferece, além dessas atividades, educação social e assistência social, tanto no atendimento às crianças e adolescentes quanto às suas famílias.
O presidente também destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada e o uso de recursos públicos para a manutenção e melhoria dos serviços oferecidos pelo projeto, que conta com um salão de festas, referência na cidade, palco dos principais eventos. A renda obtida com a locação do espaço é revertida para a manutenção das atividades. “A instituição está sempre buscando melhorias, está passando por reformas, ampliações, para cada vez mais oferecer atividades para os assistidos. Ver o resultado de tudo que foi construído e o sucesso de todo mundo que passou por aqui é gratificante.”
Roseli Rodrigues Ramos, de 44 anos, frequentou a instituição quando criança e, emocionada, relembrou o tempo que passou no Monteiro Lobato: “Aproveitei todas as oportunidades que pude aqui na instituição. Foram muitas festividades, passeios, gincanas, bons momentos vividos. Uma lembrança é que o único lugar onde eu assistia televisão era aqui; não tínhamos TV em casa. Eu adorava assistir a desenhos, era maravilhoso. Muito bom relembrar tudo isso, e mais ainda poder proporcionar aos meus três filhos o mesmo que vivi aqui. Eles seguem o mesmo caminho, com os mesmos aprendizados e valores.”
Moises Pereira de Latin, de 33 anos, também reviveu os seis anos que frequentou a instituição: “Foram os anos que mais agregaram valores, onde aprendi a ser um ser humano, a enxergar meu futuro. Tive muitas oportunidades. Sempre fui muito comprometido. Foi muito bom para minha vida profissional e pessoal. Tudo que vivi foi de grande valor. Eu lembro do antes e aplico no hoje. Tudo isso foi fundamental para o meu crescimento. Aprendi muito e sou feliz porque minhas duas filhas seguem o mesmo caminho na instituição. Vejo o futuro delas, o caminho trilhado. O futuro delas está garantido.”
Galeria
Confira a galeria de fotos