Negligência
Casos de abandono e falta de cuidados com cães chamam atenção em Sorocaba
Moradores relatam maus-tratos e se mobilizam para alimentar os animais
Duas denúncias de maus-tratos a animais têm chamado atenção nas últimas semanas, em Sorocaba. Os casos, denunciados por uma única pessoa, ocorreram nos bairros Wanel Ville e Jardim Hungarês. A prefeitura alega que técnicos foram até os endereços e avaliaram que os cachorros não estavam em risco.
No primeiro caso, registrado na rua Maria Marques de Faria, no Wanel Ville V, a denúncia aponta que em um imóvel alugado um cão fica como guarda e vive em condições precárias. Este seria o terceiro animal a ficar no espaço.
“Os animais ficam no local sem os cuidados básicos. Não recebem alimentação adequada — a ração tem sido fornecida por vizinhos solidários, já que os donos não trazem nenhum tipo de alimento. Também não há fornecimento regular de água, o que representa risco extremo à vida dos animais”, relata o denunciante que preferiu não se identificar.
Apesar das denúncias, o morador afirma que a situação tem se repetido. “A impressão que dá é que, quando o cachorro está em estado crítico, o dono simplesmente o substitui por outro.”
O segundo caso ocorre em uma pequena casa na rua Professor Armando Rizzo, no Jardim Hungarês, onde, segundo os relatos, cinco cães são mantidos em um corredor estreito e insalubre, com acúmulo de fezes e forte odor, o que tem incomodado os vizinhos.
“O tutor dos animais é usuário de drogas e, na maior parte do tempo, fica fora por dias. Os vizinhos, cientes da situação, é que acabam alimentando os cães”, relata o acusado. Ele afirma que continuará insistindo por uma solução. “Já abri outro protocolo e, enquanto nada for feito, continuarei denunciando.”
Procurada pela reportagem, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) informou que as equipes tentaram realizar vistorias nos dois imóveis, mas não conseguiram contato com os responsáveis.
“Um comunicado foi deixado nesses locais, porém não houve retorno. É importante citar ainda que, em nenhum dos casos, os animais estavam em situação extrema, ou seja, correndo algum risco. Uma nova fiscalização será realizada nos dois imóveis nos próximos dias, para que sejam tomadas as providências necessárias”, informou a secretaria, em nota.
A Sema reforça que denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba, disponível 24 horas pelo site: http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos canais: WhatsApp (15) 99129-2426 ou telefone 156.
Galeria
Confira a galeria de fotos