Doação
Estoque sanguíneo na Santa Casa está crítico e pode afetar atendimento
O Hemonúcleo de Sorocaba tem enfrentado uma queda geral nas doações, cerca de 30%
A Santa Casa de Sorocaba está com os estoque sanguíneo em níveis críticos e solicita, com urgência, a colaboração da população para doar sangue. Caso a situação não melhore, as cirurgias, atendimentos de emergência e o tratamento contínuo a pacientes internados no hospital pode ficar prejudicado.
As doações devem ser feitas na Colsan Sorocaba, no Jardim Vergueiro. Conforme a instituição, todos as tipagens sanguíneas são bem-vindas. Na hora de doar, o cidadão deve indicar que a atitude é em prol do hospital.
Queda geral de 30%
O Hemonucleo de Sorocaba tem enfrentado uma queda geral nas doações, cerca de 30%. A informação é do responsável pelo espaço, Frederico Brandão. Em contrapartida, as transfusões tem aumentado, fazendo com que a conta não feche.
Os tipos mais necessitados na unidade, conforme Brandão são O positivo e O negativo. Eles são um dos tipos de sangue mais comuns no País. O negativo é considerado o "doador universal" e pode ser transfundido em qualquer pessoa.
A doação de sangue é um ato rápido, seguro e que pode salvar até quatro vidas com apenas uma bolsa. Mesmo pessoas que não sabem seu tipo sanguíneo podem doar — todo sangue é testado e utilizado de forma adequada conforme a demanda hospitalar.
Como doar
Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação. Também é preciso apresentar um documento oficial com foto.
O Hemonúcleo de Sorocaba fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro, e atende de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h30. Também é possível agendar pelo aplicativo da Colsan ou no site.