Atividades
Pista em Votorantim precisa de manutenção
Passear com o cachorro, dar uma volta com a família, caminhar, correr ou fazer uma atividade ao ar livre. A ciclovia, também usada como pista de caminhada, localizada na avenida Antônio Castanharo, no Parque Jataí, em Votorantim, oferece esse espaço para a população, mas com o tempo as árvores cresceram e as raízes causaram rachaduras, degraus e desníveis. A adversidade oferece riscos, principalmente a crianças, idosos e até mesmo a pessoas praticando esportes como andar de bicicletas ou patins.
Os moradores da região que utilizam o espaço sentem a falta de manutenção. O analista químico, Claudinei Francisco Cardoso, 55 anos, é um deles. “Eu moro do lado da pista, faço caminhadas, mas utilizo com muita precaução e à noite fica inviável caminhar, tem risco de acidente, a pessoa pode cair e se machucar”, explica. O morador inclusive já procurou o órgão responsável para alertar pela situação. “Eu já fiz três reclamações na Prefeitura e nada”, conta.
Durante a tarde é possível ver muitas pessoas utilizando o espaço. O mecânico Natalino Martins, de 60, compartilha que a pista ao lado da rua Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, no Parque Jataí, está bastante prejudicada pelas raízes das árvores. “Para o pessoal de mais idade, está ruim”, conta.
Já a técnica de laboratório, Viviane Albonetti, 40 anos, passeava com a filha Marcely Albonetti, de 14, e com o cachorro da família no local. “A gente só anda com os cachorros por aqui, mas acho que para quem faz caminhada, acho que atrapalha, acaba tropeçando, às vezes está correndo, não vê o degrau”, conta. Mas apesar da situação da pista, a preocupação é que haja manutenção, mas sem prejudicar as árvores “da dó cortar, a sombra é tão gostosa, fazer piquenique na sombra das árvores é tão bom”, explica Viviane.
A Prefeitura de Votorantim foi questionada se está ciente do estado do local, qual o procedimento para o reparo, se o serviço está nos planos e sobre a situação das árvores. Em nota, respondeu: “A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) fará um levantamento da situação no local e o que pode ser feito para melhorar as condições de mobilidade”. A implantação da pista de caminhada ecológica localizada no Parque Jataí, em Votorantim, foi feita em 2015.