Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decisao

Tatiane deverá fazer retratação pública sobre ‘teatro das tesouras’

13 de Maio de 2025 às 21:54
Cruzeiro do Sul [email protected]
Comissão rejeitou relatório contra a vereadora
Comissão rejeitou relatório contra a vereadora (Crédito: DIVULGAÇÃO / CÂMARA )

A Comissão de Ética da Câmara de Sorocaba votou negativamente e arquivou, na tarde de ontem (13), o relatório apresentado pelo vereador Henry Arida (MDB) sobre a denúncia contra a vereadora Tatiane Costa (PL), relacionada ao episódio conhecido como “teatro das tesouras”. O documento pedia a suspensão da parlamentar por 15 dias.

Os vereadores da comissão optaram por exigir de Tatiane Costa uma retratação pública, em vídeo, nas redes sociais, nos mesmos moldes dos conteúdos que ela utiliza para postar suas atividades.

A denúncia citada no relatório foi feita pelo vereador Cícero João (Agir), em razão de um comentário feito por Tatiane sobre um “teatro de tesouras”, tanto no púlpito do plenário, em 20 de março, quanto em um vídeo publicado nas redes sociais. A referência é um jargão usado pelo filósofo de direita Olavo de Carvalho (morto em 2022) para indicar conivência entre as partes na política.

Em texto enviada ao Cruzeiro do Sul, em 24 de março, o vereador Cícero João destacou que “houve grave acusação por parte de Tatiane Costa quanto à conduta ética dos vereadores, seja de gestões passadas, quanto da atual, o que é inadmissível, ainda mais, sem qualquer fundamentação”.

A vereadora se desculpou, em nota divulgada ontem à noite. “Reconheço que, da forma como me expressei, soou como uma associação direta à Câmara Municipal de Sorocaba e aos meus colegas vereadores, mesmo sem citá-los. Por isso, peço desculpas à Casa e aos nobres parlamentares por essa colocação infeliz. Jamais foi minha intenção desonrar esta instituição ou questionar a integridade dos vereadores que a compõem.” (V.F.)