Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Governo quer 60% das escolas climatizadas até 2027

13 de Maio de 2025 às 21:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
A primeira etapa do programa de climatização das escolas abrange 1.056 unidades escolares
A primeira etapa do programa de climatização das escolas abrange 1.056 unidades escolares (Crédito: DIVULGAÇÃO AGÊNCIA SP)

O número de escolas climatizadas na rede estadual de ensino chegou a 938, com salas de aula e administração com ar-condicionado. O número representa um aumento de mais do que 100 vezes de escolas que eram totalmente climatizadas. No início da gestão, em janeiro de 2023, eram nove unidades de ensino.

O avanço é reflexo de um projeto inédito de climatização das escolas estaduais, que visa melhorar as condições de ensino e proporcionar ambientes mais confortáveis para alunos e professores. O projeto tem como meta atingir a climatização de 60% das unidades da rede até o início do ano letivo de 2027.

A climatização das escolas tem se concentrado principalmente nas regiões mais quentes do estado, visando beneficiar as unidades escolares localizadas em áreas com maior demanda de refrigeração. A primeira etapa do programa de climatização das escolas abrange 1.056 unidades escolares.

A execução do projeto se dá em três etapas: a adaptação da infraestrutura elétrica das escolas, a instalação dos aparelhos de climatização e a ligação da energia por parte das concessionárias de energia elétrica.