Denúncia
Homem é preso em flagrante por maus-tratos a cães no Retiro São João
Dois cães da raça pitbull foram resgatados na residência do suspeito
Dois cães da raça pitbull foram resgatados em situação de abandono no sábado (10), no Retiro São João, em Sorocaba, após uma denúncia recebida pela Guarda Civil Municipal (GCM). O tutor dos animais foi preso em flagrante por maus-tratos.
A GCM se dirigiu ao local e encontrou um homem nos fundos da residência, em uma área de mata. Ele afirmou que os cães pertenciam a outra pessoa e chegou a fornecer um número de telefone, supostamente da tutora. Ao entrar em contato com esse número, os agentes foram informados de que a pessoa estava passando por dificuldades e tentava doar os animais.
No entanto, uma caneca com a foto do próprio homem encontrado na mata levantou suspeitas sobre a veracidade da informação. A equipe retornou ao local e solicitou acesso às mensagens no celular, que haviam sido apagadas. Uma nova mensagem foi enviada pelo guarda e recebida no aparelho que estava com o indivíduo, confirmando que ele era, de fato, o verdadeiro responsável pelos cães.
Diante da situação, a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) foi acionada. Como o sujeito alegou não ter a chave da residência, o cadeado precisou ser quebrado para permitir o acesso ao imóvel.
Os cães foram encontrados desnutridos, sem acesso a água ou alimento, em um ambiente com fezes e lixo acumulados. Eles receberam atendimento no local e foram encaminhados para cuidados pela equipe do Bem-Estar Animal.
A ocorrência foi registrada no Plantão Policial, e o responsável teve sua prisão decretada em flagrante.
Galeria
Confira a galeria de fotos