Proteção
Ação em shopping amplia imunização contra a gripe
Sorocaba aposta no Dia D para facilitar acesso e conscientizar a população
Enquanto parte das famílias de Sorocaba aproveitava o sábado para passeios ou compras em comemoração ao fim de semana do Dia das Mães, um grupo de moradores tinha um objetivo bem definido ao circular pelos corredores do Pátio Cianê Shopping: proteger-se contra a gripe. Foi ali que a Prefeitura de Sorocaba promoveu ontem (10) o Dia D de vacinação contra a influenza.
Com atendimento das 10h às 16h, a ação mirou os grupos prioritários, entre eles, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes e profissionais da saúde. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Sorocaba, a campanha faz parte de um esforço para aumentar os índices de imunização no município, que até a segunda-feira (5) vacinou apenas 18,68% do público-alvo. Das 228.160 pessoas estimadas para cobertura, somente 42.621 haviam recebido a dose até o início da semana.
Famílias entrevistadas pela reportagem apontaram não só a importância da vacina, mas também a praticidade de poder recebê-la em um local de fácil acesso, sem filas e com horário ampliado.
“Facilitou muito, porque durante a semana a gente não consegue. As crianças estão na escola, meu esposo trabalha em horário comercial, e o horário das UBSs não ajuda. Ter esse dia aqui no shopping foi o que permitiu que a gente viesse”, diz a autônoma Stephanie Pimentel, de 37 anos, logo após vacinar sua filha.
Para ela, vacinar-se é mais que um ato de prevenção individual. “É muito importante, porque cada vez mais os vírus estão agressivos. E é um pacto coletivo. Você se vacinar hoje é proteger outras pessoas também. É responsabilidade com a sociedade.”
Outros casos demonstram como a logística da campanha também acabou atraindo quem não havia planejado se vacinar. A auxiliar administrativa Renata de Campos, 40, passeava com a filha Laura, de 1 ano, quando se deparou com o posto de vacinação. “Eu não sabia que estava tendo aqui. Só vim passear por causa do Dia das Mães. Mas aí resolvi aproveitar. A da gripe eu sempre dou. Ela ficou gripadinha semana passada, e acho que ajuda bastante. Diminui muito os sintomas.”
A surpresa deu lugar à ação consciente, e, como ela mesma reforça, essa praticidade pode ser o diferencial para que mais pessoas adiram à vacinação.
A comunicação digital também teve papel importante na mobilização. A professora Paloma Cristina Alves, 43, foi ao shopping com o filho, Otávio, de 11 anos, especificamente para participar da campanha. “Fiquei sabendo pelas redes da própria prefeitura. Sou superadepta às vacinas e só não tomamos antes por problemas de saúde. Durante a semana é superdifícil. Agora, com o shopping, ficou acessível.”
Ela também faz uma crítica à falta de engajamento de parte da população. “Superimportante, porque, para passear, todo mundo arruma tempo. Aí, para ir ao posto, arruma um pretexto. Difícil é ver se as pessoas estão aderindo. Isso que seria importante: que todo mundo entendesse a seriedade.”
Já Otávio, mesmo com certa apreensão, encarou a picadinha da seringa com coragem. “Não doeu muito. Eu achei que também é importante para se cuidar, ficar bem, se salvar da doença.” (João Frizo - programa de estágio)