Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aedes aegypti

RMS confirma mais sete mortes por dengue em 2025

Os óbitos foram registrados em São Roque (2), Salto (2), Salto de Pirapora (1), Tatuí (1)e Sorocaba (1)

08 de Maio de 2025 às 20:53
Thaís Marcolino [email protected]
O mosquito Aedes aegypyi é responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya
O mosquito Aedes aegypyi é responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) confirmou mais sete mortes por dengue nesta quinta-feira (8). Os óbitos foram registrados em São Roque (2), Salto (2), Salto de Pirapora (1) e São Roque (1). Os dados estão descritos no Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), do Governo do Estado.

Em Sorocaba, um homem de 84 anos, com comorbidades, é a oitava morte na cidade em 2025. O idoso faleceu no dia 22 de abril em unidade de saúde privada. Além dele, a Secretaria da Saúde (SES) informou que mais dois óbitos entraram em investigação. As vítimas são um homem de 51 anos e uma mulher, de 90.

Em relação aos casos confirmados, a cidade sede da RMS tem 9.856 pessoas com diagnóstico positivo para a dengue, sendo 9.805 autóctones (quando adquirido no município), 44 importados e sete indeterminados.

Outras cidades

Duas mulheres de 34 e 94 anos, falecidas nos dias 27 de março e 7 de abril, respectivamente, são as novas mortes confirmadas em São Roque. A cidade tem, no total, três óbitos. Quanto aos casos, são 473 confirmações.

Em Tatuí, um idoso de 95 anos, com histórico de comorbidades, foi internado no dia 6 de março e veio a óbito 11 dias depois. Apesar da morte ter sido há dois meses, o resultado do Instituto Adolfo Lutz só foi emitido esta semana. A cidade tem 2.977 casos confirmados.

O governo saltense, por sua vez, confirmou que tem cinco mortes confirmadas na cidade, mas não detalha os dados dos pacientes, tampouco a data da infecção alegando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Segundo a plataforma do Governo do Estado, nesta semana foram duas a mais.

Salto de Pirapora também aparece no painel estadual com mais uma morte confirmada, contudo, a prefeitura não retornou à reportagem até a publicação da matéria.