Aedes aegypti
RMS confirma mais sete mortes por dengue em 2025
Os óbitos foram registrados em São Roque (2), Salto (2), Salto de Pirapora (1), Tatuí (1)e Sorocaba (1)
A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) confirmou mais sete mortes por dengue nesta quinta-feira (8). Os óbitos foram registrados em São Roque (2), Salto (2), Salto de Pirapora (1) e São Roque (1). Os dados estão descritos no Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), do Governo do Estado.
Em Sorocaba, um homem de 84 anos, com comorbidades, é a oitava morte na cidade em 2025. O idoso faleceu no dia 22 de abril em unidade de saúde privada. Além dele, a Secretaria da Saúde (SES) informou que mais dois óbitos entraram em investigação. As vítimas são um homem de 51 anos e uma mulher, de 90.
Em relação aos casos confirmados, a cidade sede da RMS tem 9.856 pessoas com diagnóstico positivo para a dengue, sendo 9.805 autóctones (quando adquirido no município), 44 importados e sete indeterminados.
Outras cidades
Duas mulheres de 34 e 94 anos, falecidas nos dias 27 de março e 7 de abril, respectivamente, são as novas mortes confirmadas em São Roque. A cidade tem, no total, três óbitos. Quanto aos casos, são 473 confirmações.
Em Tatuí, um idoso de 95 anos, com histórico de comorbidades, foi internado no dia 6 de março e veio a óbito 11 dias depois. Apesar da morte ter sido há dois meses, o resultado do Instituto Adolfo Lutz só foi emitido esta semana. A cidade tem 2.977 casos confirmados.
O governo saltense, por sua vez, confirmou que tem cinco mortes confirmadas na cidade, mas não detalha os dados dos pacientes, tampouco a data da infecção alegando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Segundo a plataforma do Governo do Estado, nesta semana foram duas a mais.
Salto de Pirapora também aparece no painel estadual com mais uma morte confirmada, contudo, a prefeitura não retornou à reportagem até a publicação da matéria.