Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zona oeste

Prefeitura faz reunião para evitar paralisação de funcionários de UPH

Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 200 funcionários estão com o salário atrasado

08 de Maio de 2025 às 13:53
Da Redação [email protected]
.
Conforme apurado no local, pela manhã aconteceu uma ameaça de paralisação entre os funcionários (Crédito: Fábio Rogério)

A Prefeitura de Sorocaba está em tratativas com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com o Sindicato da Saúde (Sinsaúde) de Sorocaba e Região para a regularização do pagamento atrasado de cerca de 200 funcionários da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste, localizada no Jardim Cerrado. Atualmente, a gestão da unidade é realizada pela empresa Aceni. De acordo com Sinsaúde, o valor total é de R$ 3,8 milhões. O salário deveria ter sido depositado na quarta-feira (7).

Conforme apurado pelo Cruzeiro do Sul, pela manhã houve uma ameaça de paralisação entre os funcionários. No entanto, equipes do Ministério do Trabalho, da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba e do sindicato estiveram em reunião na unidade para as tratativas. Desta forma, a interrupção dos serviços não chegou a acontecer.

De acordo com o vice-presidente do Sinsaúde, Pablo Pistila, a Justiça determinou que o pagamento seja feito em conta judicial, após o sindicato entrar com o pedido. Segundo o MTE, o salário dos funcionários deve ser depositado amanhã (9). 

Transição 

Outro assunto abordado pelos funcionários é a transição da gestão da UPH da Zona Oeste para o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). O convênio entre a Secretaria da Saúde e a entidade foi aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária realizada no dia 29 de abril deste ano.

Conforme o MTE, os trabalhadores estão preocupados em perder o emprego. Portanto, durante a reunião para as tratativas do salário atrasado, foi assegurado que a nova gestão tentará aproveitar o máximo de funcionários, desde que suas quitações rescisórias sejam feitas.

Ainda segundo o órgão, o BOS deve assumir a administração da unidade de saúde no dia 24 de maio.

O que diz a Prefeitura

Ao Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba informou que está acompanhando atentamente a situação envolvendo o pagamento dos funcionários vinculados aos serviços de saúde, mantendo diálogo permanente com o Ministério do Trabalho e com o sindicato que representa a categoria.

A Secretaria da Saúde (SES) ressaltou que reforça seu compromisso com a valorização dos trabalhadores e informa que estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis para assegurar a regularidade das relações de trabalho, bem como a continuidade dos atendimentos à população nas unidades da rede municipal.

Em relação à mudança de gestão, a Administração Municipal ressaltou que a transição busca aprimorar os serviços e garantir melhores condições de trabalho e atendimento.

O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a empresa Aceni, responsável pela gestão na unidade, e aguarda retorno.