Ambiental
Conirpi anuncia liberação da barragem do Piraí

Os prefeitos das quatro cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi) participaram de uma reunião na Câmara de Cabreúva para anunciar a liberação ambiental das obras da represa do Piraí. O consórcio abrange as prefeituras de Cabreúva, Indaiatuba, Itu e Salto. Os municípios de Itu e Salto fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Os quatro prefeitos são Herculano Passos (Itu), Noemi Medeiros Bernardes (Cabreúva), Geraldo Garcia (Salto) e Doutor Custódio (Indaiatuba). O encontro contou também com a presença de vereadores dos quatro municípios, além de equipes técnicas envolvidas no projeto da barragem. Na ocasião, de acordo com a Prefeitura de Itu, “foi discutido o avanço da obra com a confirmação de que o impasse ambiental, que recaía sobre a preservação de uma espécie de macaco, foi superado, atendendo as exigências do Ibama”.
Com a liberação da primeira fase, os trabalhos foram retomados e já estariam em andamento. “Essa etapa inicial tem duração estimada de 14 meses e representa um marco fundamental para garantir segurança hídrica aos cerca de 700 mil moradores das cidades consorciadas”, informa a Prefeitura de Itu.
A segunda fase da obra, com duração prevista de um ano e oito meses, prevê a estruturação completa da represa para que possa armazenar até 10 bilhões de litros de água, assegurando o abastecimento mesmo em períodos de estiagem. O prefeito de Itu e vice-presidente do Conirpi, Herculano Passos, busca viabilizar com o governo federal R$ 230 milhões necessários para esta etapa. (Da Redação)