Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições

Pesquisa põe Manga em cenários e mostra Tarcísio líder

06 de Maio de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO / PARANÁ PESQUISAS)

Pesquisa divulgada ontem (6) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que, se as eleições para governador de São Paulo fossem hoje, Tarcísio de Freitas (Republicanos) seria reeleito para mais um mandato no Palácio dos Bandeirantes. No primeiro cenário estimulado, Tarcísio tem 42,1% das intenções de voto ante o segundo colocado, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 21,1%. Em terceiro, aparece a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), com 9,4%. Na sequência estão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 5,5%; o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos), com 4,8%, e o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), com 4%. Filipe Sabará (Republicanos) aparece com 0,8%. Os que não souberam ou não responderam são 4,1%, e outros 8,2% votariam branco ou anulariam o voto.

Em um segundo cenário, sem Alckmin, Tarcísio mantém a liderança, com 46,5%, França tem 11,9%; Erika Hilton 9,7%, Alexandre Padilha 7,1%, Rodrigo Manga 5,4%, Paulo Serra 4,7% e Filipe Sabará 0,8%.

Quando Tarcísio não é listado e seu nome dá lugar ao do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o emedebista também fica à frente de França, com 29,5% ante 16,2%. Nesse cenário, Manga aparece em quarto lugar, com 8,7%. Já quando nem Tarcísio nem Nunes estão entre os nomes disponíveis, França pontua 20,6% das intenções, Manga surge em segundo lugar, com 11,7%. Nesse cenário, brancos e nulos (ou nenhum candidato) é a maior porcentagem, com 25%.

O prefeito Rodrigo Manga figura em todos outros cenários estimulados e aparece em segundo lugar em três deles, quando o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não é incluído. Nesses cenários, Manga atinge 11,7% das intenções de voto, atrás apenas do ex-governador Márcio França (PSB), com 21,8%.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo da pesquisa, em que os entrevistados devem indicar um nome sem ter acesso a uma lista de possíveis candidatos, Tarcísio aparece com 18,8% das menções, Fernando Haddad (PT), tem 1,2%, empatado com o vice-presidente Geraldo Alckmin, e Manga aparece em oitavo lugar, com 0,2%

A pesquisa entrevistou 1.700 eleitores, em 85 municípios paulistas, entre os dias 1º e 4 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais, e o índice de confiança de 95%. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)

 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos