Sorocaba
Mulher é autuada por maus-tratos a animais após denúncias nas redes sociais; vídeo
A mulher disse que possui um vizinho cujo gato frequentemente invade seu quintal, provocando reações nos cães
Uma mulher foi autuada pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) da Prefeitura de Sorocaba por maus-tratos a animais nesta terça-feira (29). A situação veio à tona após denúncias feitas pelas redes sociais e chegou ao conhecimento do jornal Cruzeiro do Sul.
Em um dos diversos vídeos divulgados, a tutora de três cachorros aparece segurando um objeto semelhante a um chicote de duas pontas, com o qual agride repetidamente os animais, enquanto grita para que eles "subam". Outros registros também mostram episódios recorrentes de agressões, inclusive com o uso de diferentes instrumentos.
Em resposta ao Cruzeiro do Sul, a Sema informou que uma equipe esteve no local na terça-feira (29) para realizar uma avaliação veterinária. A visita foi motivada por um vídeo que mostrava uma possível agressão e resultou na autuação da tutora dos cães.
Durante a vistoria, foi constatado que os animais apresentavam comportamento considerado normal, sem sinais evidentes de medo da tutora. Eles estavam em um ambiente limpo, com livre acesso a água e ração, além de manterem bom escore corporal.
A mulher relatou que possui um vizinho cujo gato frequentemente invade seu quintal, provocando reações nos cães. Segundo ela, as imagens foram registradas enquanto tentava separar os animais para evitar um possível ataque ao felino.
Apesar da justificativa, a equipe da Sema reforçou que a conduta registrada configura maus-tratos. A tutora foi orientada a não repetir esse tipo de comportamento, sob risco de sanções mais severas.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba, disponível 24 horas pelo site, ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156.