Mobilidade
Frota de carros elétricos de Sorocaba já é a quarta maior no Estado de São Paulo
Atualmente, a cidade conta com 49 eletropostos para o carregamento rápido ou lento das baterias de lítio
Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores. É o que mostram os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). As concessionárias registraram um aumento de 10% nas vendas em todo o País, nos meses de fevereiro e março deste ano. Ainda de acordo com a entidade, Sorocaba aparece como a quarta maior frota de elétricos no Estado de São Paulo, atrás da capital, Campinas e de Ribeirão Preto. A cidade de Sorocaba tem 2.498 carros elétricos. A frota estadual é de 120.820, atualmente.
Pelas ruas de Sorocaba, é comum vermos os elétricos, principalmente das marcas BYD, GWM e Toyota. Inclusive, o modelo híbrido Corolla Cross é fabricado em Sorocaba pela montadora japonesa. Os carros híbridos possuem tanto motor a combustão quanto motor elétrico, utilizando cada tecnologia de forma adequada conforme a necessidade.
Em número de vendas, este ano, com 314 unidades, Sorocaba está na quinta posição, atrás de São José do Rio Preto, além das cidades já citadas.
Para abastecer essa frota crescente, são necessários eletropostos. Em Sorocaba, atualmente, são 49. Destes, quatro são de recarga rápida. Segundo o frentista Márcio Farias, que trabalha em um destes postos, em média 50 carros recarregam a bateria no local por dia. O tempo médio de cada recarga é de 30 minutos, mas, para completar a bateria, são necessárias aproximadamente duas horas. Em média o kWh custa 2,20 nos postos de Sorocaba. Dependendo do modelo, a capacidade da bateria pode chegar a 100kWh.
Além dos eletropostos localizados em postos de gasolina tradicionais, é possível encontrar pontos de recarga em supermercados, condomínios e shoppings. Muitas pessoas já adaptaram suas casas para realizar a recarga. Na Região Metropolitana de Sorocaba, São Roque é a cidade que aparece com mais eletropostos na sequência da lista, tendo o mesmo número de Sorocaba, porém com apenas dois de recarga rápida.
Rápida e lenta
Atualmente, existem duas maneiras para fazer a recarga da bateria de carros elétricos. A forma lenta utiliza potências baixas e pode levar horas para completar a bateria, porém, exige menos infraestrutura e é possível ser implementada em casas. É ideal para ser utilizada durante a noite ou em períodos longos.
A recarga rápida requer carregadores especiais, que conseguem operar em corrente contínua. Normalmente, estes são utilizados por postos de abastecimento. São ideais para reabastecimento em trajetos longos ou em pequenos intervalos durante o dia.
Preocupações
A possibilidade de incêndio em carros elétricos ainda é uma preocupação, especialmente durante o abastecimento. Apesar de existirem extintores próprios para as baterias de lítio, são discutidas outras melhorias no processo de combate a possíveis incêndios. A ABVE realiza estudos, junto com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, para elaborar normas específicas, que devem ser divulgadas em junho deste ano.
Há, ainda, outra preocupação. Rodrigo Barchi, professor de educação ambiental da Universidade de Sorocaba (Uniso), alerta para os riscos que o meio ambiente pode sofrer com o aumento da frota elétrica. Além da necessidade de maior produção de energia elétrica, existe o problema do descarte das baterias de lítio, que são altamente poluentes. Barchi diz que ainda não há formas seguras de realizar o descarte destas peças. “O ideal é que o tempo de vida dos componentes seja o maior possível”, disse. (Vernihu Oswaldo)
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