Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aprovado

BOS passará a gerir a UPH da Zona Oeste

Projeto, que tem como objetivo melhorar o atendimento prestado à população, é aprovado em sessão extraordinária

29 de Abril de 2025 às 20:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Unidade fica na avenida General Carneiro, 1670, Cerrado: nova gestão em 30 dias
Unidade fica na avenida General Carneiro, 1670, Cerrado: nova gestão em 30 dias (Crédito: Daniel Gouveia)

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) é quem passará a gerir a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste. O convênio entre a Secretaria da Saúde e a entidade foi aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (29). O Projeto de Lei nº 343/2025 é de autoria do Executivo. Caberá, então, ao BOS a responsabilidade pela operacionalização, execução e gestão assistencial da unidade de saúde.

A prefeitura entende que o convênio vai melhorar o atendimento já prestado e, para tanto, cita trabalhos semelhantes realizados por outras entidades filantrópicas que estão à frente das gestões das UPAs Éden e Zona Leste, por exemplo, que resultaram em ganhos expressivos de qualidade assistencial e satisfação dos usuários.

O projeto prevê que o BOS apresente, mensalmente, relatórios técnicos de desempenho e, trimestralmente, relatório analítico contendo diagnósticos e propostas de intervenção baseadas nos indicadores assistenciais.

Líder do governo na Câmara, o vereador João Donizeti (União) explica que o BOS já geriu outras unidades de saúde no município com sucesso e que a entidade deve ainda acrescentar o atendimento de pronto socorro oftalmológico. Ainda conforme ele, o contrato é de caráter emergencial, com vigência inicial de um ano — podendo chegar até cinco anos em renovação — e que o início da nova gestão deve ter início em até 30 dias.

Por sua vez, Henri Arida (MDB) diz que são muitas as reclamações de atendimento na UPH Zona Oeste e que pretende resgatar o projeto para pontuação das entidades que atuam na saúde municipal visando garantir que somente as mais capacitadas, como o BOS, assumam serviços.

Já Caio Oliveira (Republicanos) acredita que com o BOS haverá uma melhora na gestão e no atendimento da população. Claudio Sorocaba (PSD) lembra que a entidade só saiu da gestão da UPA do Éden por conta de legislação. Rafael Militão (Republicanos) apoia a iniciativa, assim como Ítalo Moreira (União), que lembrou dos prejuízos gerados ao atendimento da população por conta da saída do BOS da gestão da UPA do Éden.

Para Izídio de Brito (PT), o prefeito desfez algumas políticas públicas e ignorou bons prestadores de serviço e agora quer consertar a situação, mas que é preciso investigar as ações passadas. Toninho Corredor (Agir) concorda com o parlamentar e Fausto Peres (Podemos) destaca a preocupação com os cerca de 200 funcionários que atuam na unidade. Ele foi informado que existe um acordo de aproveitamento de todos os funcionários pela nova gestão do BOS. Fernando Dini (PP) diz que todos os serviços deveriam ter qualidade, como o BOS.

Fernanda Garcia (PSOL) — única que votou contrária ao projeto — critica a precarização da saúde por conta da terceirização e fala sobre a necessidade de aprimoramento e priorização da atenção primária nas UBS para reduzir a procura por PAs e UPHs. Ela também pede a valorização dos servidores.

Fábio Simoa (Republicanos) fez sugestões para melhorar o serviço da saúde no município, enquanto Roberto Freitas (PL) contou relatos de problemas que recebe de munícipes sobre o atendimento na saúde.

Dylan Dantas (PL) questionou a situação do contrato com a gestora atual para evitar problemas jurídicos ao município e foi informado que a empresa não vem prestando serviço adequado.

Outros projetos

Ainda na extraordinária desta tarde foram aprovados projetos que tratam da alteração em lei de operação de crédito para incluir infraestrutura urbana; Programa Decola Sorocaba para beneficiar microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas e a abertura de crédito suplementar para o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). (Da Redação)