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Aprimoramento

Procon-SP capacita servidores municipais

Atividade ocorre em Sorocaba nos dias 20 e 21 de maio

29 de Abril de 2025 às 21:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Uso da plataforma Procon-SP Digital ampliou municípios integrados de 17 para 86 em um ano
Uso da plataforma Procon-SP Digital ampliou municípios integrados de 17 para 86 em um ano (Crédito: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA SP)

Especialistas da Fundação Procon-SP deram início a um ciclo de capacitação para servidores de Procons municipais conveniados em todo o estado de São Paulo. O objetivo é aprimorar e facilitar os instrumentos utilizados na comunicação das reclamações dos consumidores às empresas, com foco na melhoria do atendimento e na eficácia na resolução de conflitos entre consumidores e empresas.

A capacitação, que em Sorocaba vai acontecer nos dias 20 e 21, ocorrerá até 29 de maio, e atenderá mais de 400 funcionários de Procons municipais, abrangendo técnicos, atendentes e coordenadores responsáveis pelo atendimento presencial em 378 municípios paulistas. O treinamento visa qualificar os servidores para auxiliar na elaboração dos relatos das reclamações, especialmente para aqueles consumidores que enfrentam maiores dificuldades.

De acordo com Robson Campos, diretor adjunto de Relações Institucionais do Procon-SP, “essa iniciativa vem somar às capacitações permanentes já realizadas pela Fundação, como o Curso Básico de Atendimento, o Curso para Coordenadores de Procons, o Curso de Formação de Agentes Municipais de Fiscalização, o de Capacitação à Plataforma SP-Digital e as Oficinas de Audiência Conciliatória”.

Além disso, a intensificação das capacitações descentralizadas é parte da missão do Procon-SP de atualizar, otimizar e fortalecer a rede de órgãos públicos de proteção e defesa do consumidor. Um exemplo disso é o aumento de municípios integrados à plataforma Procon-SP Digital, que passou de 17 para 86 no último ano.

A agenda de Oficinas Técnicas neste período contempla ações presenciais. Em Andradina, a capacitação foi realizada nesta quinta-feira (24); em Taubaté, será realizada hoje (29) e amanhã (30); e em Limeira, também será na quarta-feira (30). Em maio, as ações ocorrerão em São José do Rio Preto nos dias 13 e 14, Marília (13), Bauru (14), Barretos (15), Santos (19), Sorocaba (20 e 21), São José dos Campos (26 e 27), Ribeirão Preto (27), Ituverava (28) e na Capital (29).

Essa capacitação tem como objetivo garantir um atendimento de excelência ao consumidor e a eficácia na resolução de conflitos em todo o estado. (Da Redação, com informações da Agência SP)