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Sorocaba terá app local de transporte de passageiros

Parceria com empresa Prime iniciará cadastramento de motoristas

22 de Abril de 2025 às 20:54
Cruzeiro do Sul [email protected]
Valor cobrado pelas viagens deve ser menor, tanto para condutores como passageiros
Valor cobrado pelas viagens deve ser menor, tanto para condutores como passageiros (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Uma plataforma local de transporte de passageiros via aplicativo, nos moldes das demais plataformas existentes no mercado, está sendo lançada na cidade. O anúncio foi feito ontem (22) pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transportes. Trata-se do URB Drive.

A partir da próxima segunda-feira (28), os motoristas interessados em aderir podem se cadastrar via aplicativo, baixado a partir de link disponível no site da Urbes (www.urbes.com.br) e do Portal da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br).

A empresa Prime Transportes venceu a licitação pública, é responsável pelo desenvolvimento do novo sistema e prevê, dentro de 90 dias, iniciar a operacionalização, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba. O sistema deve ser semelhante aos das demais plataformas existentes no mercado, como Uber e 99.

Desconto

A proposta vencedora, da Prime, estabelece que os motoristas terão 8,90% de desconto sobre o valor total da corrida. “Ou seja, o que nas outras plataformas esses descontos chegam a 50%, na plataforma municipal menos de 10% do valor da corrida será descontado daquele a ser recebido pelo motorista”, informa a prefeitura.

“Desta forma, aumenta-se o poder de ganho da categoria. Além de possibilitar melhores preços aos clientes que utilizam este modal, uma novidade da plataforma municipal é que, em caso de necessidade, motorista e passageiro terão disponível um botão de emergência para acionar diretamente a Guarda Civil Municipal (GCM), via Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Secretaria de Mobilidade (Semob)”, descreve o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil.

O contrato com a Prime Transportes tem prazo de vigência de 60 meses e prevê, ainda, que os usuários terão um local físico para tratar de assuntos sobre os serviços prestados e demais necessidades. Todos os veículos cadastrados na nova plataforma deverão ter informe instalado no vidro para-brisa, com o nome e layout de identificação do serviço.

Para os motoristas interessados em se cadastrar na nova plataforma de transporte de passageiros, os canais de contato com a Urbes são (15) 3519-3101/3100 e o WhatsApp (15) 99760-9621. Para quem preferir tirar dúvidas pessoalmente sobre o serviço, a sede da Urbes fica na rua Chile, 401, bairro Barcelona. (Da Redação)