Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Tempo deve permanecer estável em Sorocaba

Os dias devem ser marcados por sol entre muitas nuvens

22 de Abril de 2025 às 09:54
Da Redação [email protected]
O fim do ano de 2024 promete ser de sol e chuva rápida durante o dia, segundo previsão do Instituto Climatempo
O destaque será a estabilidade atmosférica e as temperaturas mais amenas (Crédito: Fábio Rogério)

O tempo deve permanecer estável nesta semana. Segundo a Defesa Civil do Estado, com o afastamento da frente fria e a atuação de uma massa de ar mais frio e seco na Região Sudeste, os dias serão marcados por sol entre muitas nuvens. Há previsão apenas de chuvas isoladas e de curta duração na faixa leste do Estado.

Nesse período, o destaque será a estabilidade atmosférica e as temperaturas mais amenas, especialmente nas regiões do interior paulista, incluindo a cidade de Sorocaba.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Sorocaba, a terça-feira (22) terá mínima de 15°C e máxima de 26°C. Na quarta-feira (23), os termômetros devem variar entre 14°C e 28°C.

No entanto, o deslocamento de uma nova frente fria, associado a um cavado meteorológico, eleva o risco de temporais em todo o Estado entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Para o dia 24, a previsão para Sorocaba é de mínima de 16ºC e máxima de 25°C. Já na sexta-feira (25), as temperaturas devem oscilar entre 17°C e 21°C.

No fim de semana, entre sábado (26) e domingo (27), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme na maior parte do Estado. A exceção será a faixa leste, onde ainda pode chover de forma isolada, mas sem acumulados significativos. Em Sorocaba, o sábado terá mínima de 15°C e máxima de 25°C.

Os modelos meteorológicos indicam pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos como alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.