Buscar no Cruzeiro

Buscar

Negociação

Sindicato dos servidores reclama de atraso no pagamento de reajuste

12 de Março de 2025 às 22:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
SSPMS publicou
SSPMS publicou "nota de repúdio", e a Prefeitura de Sorocaba informou que pagará hoje (Crédito: ARTHUR BRANÇAM MANOEL / ARQUIVO JCS (15/1/2025))

Os servidores públicos municipais de Sorocaba ainda não receberam o valor do reajuste salarial relativo à inflação. O aumento de 4,83%, a ser pago retroativamente desde 1º de janeiro de 2025, deveria ter sido depositado na conta dos funcionários na segunda-feira (10), de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS). Diante da falta do pagamento, o sindicato usou as redes sociais na terça-feira (11) para uma “nota de repúdio”.

“Após promessa de pagamento retroativo da campanha salarial em 10 de março de 2025, o governo simplesmente não cumpriu seu dever, sem satisfação à categoria e menor respeito com as trabalhadoras e os trabalhadores do funcionalismo”, diz o sindicato.

O reajuste para os servidores públicos municipais ocorreu a partir de negociações da prefeitura com a SSPMS. Já o projeto, protocolado pelo próprio Executivo, foi aprovado na sessão extraordinária na Câmara no dia 27 de fevereiro. Na ocasião, também foi aceito mais um aumento para a categoria, de 2,17%, a partir de junho.

O sindicato ainda relata que esteve em tratativas com a prefeitura na data prevista para o pagamento, mas não obteve sucesso. Entre as justificativas da administração municipal estava a falta de recursos no dia. Nessa situação, a SSPMS afirmou que entrará na Justiça.

SERH

A Secretaria de Recursos Humanos (SERH) informou que não existe atraso, pois não haveria obrigatoriedade para o pagamento em folha complementar exatamente no dia 10. Também anunciou que o reajuste está previsto para ser liberado hoje (13).

“De acordo com a Lei 13.136 de 27/02/2025, no Artigo 1º, o percentual de reajuste que trata o caput deste artigo será aplicável sobre o vencimento-base do mês de dezembro de 2024, que será pago a partir de fevereiro de 2025, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2025, a serem pagos a partir de março de 2025, em folha complementar”, cita a pasta. “Desta forma, a legislação não cita, especificamente, em qual dia de março o pagamento seria realizado, em folha complementar”, conforme a SERH. (Da Redação)