1° DP
Acusado de furtar delegacia de Sorocaba tem 19 passagens pela polícia
Uma pane no carro usado no crime ajudou a identificar o acusado; detalhes foram esclarecidos em coletiva de imprensa

O ladrão que furtou armas, munições e drogas do 1º Distrito Policial de Sorocaba, segundo a polícia, não sabia que o local era uma unidade policial, já que seu objetivo original era um estabelecimento comercial ao lado. Ele foi preso na manhã de terça-feira (11), em um esforço conjunto de diversas autoridades da segurança pública da cidade. O furto ocorreu na manhã de domingo (9), e o que ele queria atacar originalmente era uma seguradora, localizada na avenida Roberto Simonsen, no bairro Santa Rosália, a poucos metros do 1ºDP.
De acordo com informações do Delegado Seccional José Humberto Urban Filho, que detalhou o caso na manhã desta quarta-feira (12), o ladrão tem 35 anos e 19 passagens criminais -- roubo à mão armada, furto -- em Sorocaba, Votorantim e Indaiatuba. Ele foi preso por policiais civis da Seccional em sua residência na zona norte, onde os armamentos --fuzis, revólver e drogas -- foram achados, depois que uma pane em seu carro ajudou a polícia a confirmar sua identidade.
Segundo as informações que Urban repassou, ao se deparar com dificuldades em furtar a seguradora, o ladrão pulou na casa vizinha, uma residência em obras. Ali, separou diversos equipamentos como uma serra Makita e outros itens de construção em um carrinho, também para furtar. Mas ele decidiu também atacar a casa ao lado, inadvertidamente invadindo o DP. Usando uma espécie de pé de cabra da obra, ele conseguiu acesso ao interior da casa pelo acesso do ar-condicionado, quebrou o sistema de segurança e conseguiu arrombar o cofre, de onde retirou as armas e drogas.
Ele chegou na avenida de carro, um Ford/Focus azul, e foi flagrado por algumas câmeras saindo e entrando no veículo durante a ação, o que foi crucial para as investigações. A partir de um raio de trabalho de inteligência envolvendo diversos sistemas de monitoramento de câmeras da cidade, a polícia conseguiu determinar o trajeto do veículo, o motorista, e encontrá-lo na zona norte.
Segundo a polícia, uma pane no veículo obrigou o acusado a deixar o carro em frente a um estabelecimento, na segunda-feira. Já de posse da identificação visual do ladrão, conseguiram saber que ele era o motorista do carro neste momento. O homem retornou para pegar o carro, a polícia fez uma campana, e o prendeu em sua casa, no Parque São Bento. A residência tinha um sistema de segurança por câmeras, e de posse dos arquivos, confirmaram que ele era o homem nas filmagens da avenida, apreendendo até as roupas que usou no furto. Outros objetos de origem suspeita foram achadas na casa, como peças de roupas de marca.
"Era uma questão de honra. Cerrar fileiras com as forças de segurança pública da cidade. Aqui em Sorocaba a gente se conversa", disse Urban. "Agradeço a ajuda da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Federal e principalmente os 'antigões' da Polícia Civil, que bateram na nossa porta e ajudaram a esclarecer esse crime", afirmou. A polícia não descarta a possibilidade do ladrão, que não teve a identidade revelada, de ter um comparsa, e continua as investigações.
"Iniciamos em 2023 um trabalho de remodelação de nossas delegacias para garantir mais segurança nas unidades e melhor condições de trabalho para nosso pessoal e também de atendimento para a população. O (novo) Plantão Policial é um exemplo", explicou o delegado seccional. (Tom Rocha)
Galeria
Confira a galeria de fotos