Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Cinquenta novos GCMs de Sorocaba iniciam treinamento

Até o segundo semestre os agentes devem ser integrados ao efetivo

11 de Março de 2025 às 16:14
Da Redação [email protected]
Os candidatos aprovados devem continuar acompanhando as convocações no diário oficial do município
Os candidatos aprovados devem continuar acompanhando as convocações no diário oficial do município (Crédito: Divulgação/Michelle Alves)

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba deu início nesta terça-feira (11) ao treinamento da segunda turma de novos Guardas Civis Municipais (GCMs). O grupo, composto por 50 agentes aprovados no concurso público realizado em 2023, passa a integrar o efetivo da cidade após um curso preparatório de 840 horas, realizado na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da GCM.

Esta é a segunda leva de convocados do concurso homologado em dezembro de 2024. A primeira turma, também com 50 guardas, iniciou o treinamento em fevereiro. Com isso, até o segundo semestre deste ano, Sorocaba contará com 100 novos agentes.

Entre os novos guardas, 40 são homens e 10 são mulheres. No curso preparatório, aulas de legislação, aulas práticas e curso de tiro e habilitação em arma de fogo estão programados. A formação segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O concurso

O concurso público que viabilizou essas contratações foi feito em 2023. A seleção contou com 6.222 inscritos e incluiu provas objetiva e dissertativa, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, exames clínicos e teste toxicológico. A classificação definitiva foi publicada no Jornal Município de Sorocaba e no site da Vunesp.

Os candidatos aprovados devem continuar acompanhando as convocações no diário oficial do município, onde novas chamadas podem ser realizadas conforme a necessidade da corporação.