Religião
Arcepispo Dom Júlio Endi Akamine é nomeado coadjutor da arquidiocese de Belém do Pará
Com isso, o religioso deixa o posto em Sorocaba

O arcebismo da arquidiocese de Sorocaba, dom Júlio Endi Akamine, foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir como coadjuntor da igreja em Belém do Pará. A mudança foi anunciada nesta sexta-feira (7) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além de suas funções religiosas, também é colunista do jornal Cruzeiro do Sul.
A ida do líder religioso segue um pedido do arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, que sentiu a necessidade de um bispo coadjutor para administração da arquidiocese local.
O cargo que Dom Júlio exercia no interior paulista abrangia Sorocaba e mais 12 municípios. Além disso, também preside o regional Sul 1 da CNBB.
Trajetória
Dom Julio Endi Akamine nasceu em 30 de novembro de 1962 em Garça. Em 1975, entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), os Palotinos, em Londrina (PR), onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o noviciado em 1979 no seminário Rainha da Paz, em Cornélio Procópio (PR). Sua primeira consagração foi a 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade.
Cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no “Studium Theologicum Claretianum”, de 1984 a 1987, na arquidiocese de Curitiba (PR). Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, na cidade de Cambé (PR). Obteve o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).
Em 28 de dezembro de 2016, dom Júlio foi nomeado arcebispo metropolitano de Sorocaba, sendo o quinto bispo e o terceiro arcebispo, pelo Papa Francisco. De acordo com comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, o pontífice acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues por motivo de idade, e o nomeou arcebispo de Sorocaba.
Galeria
Confira a galeria de fotos