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Inédito

Educadores recebem formação para detectar dificuldades emocionais em alunos

06 de Março de 2025 às 21:54
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Capacitação faz parte de programa da Secretaria da Educação para as escolas estaduais
Capacitação faz parte de programa da Secretaria da Educação para as escolas estaduais (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOV. SP)

Diretores, professores e funcionários das escolas da rede estadual de São Paulo participaram, na quarta-feira (5), de uma formação inédita promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O treinamento on-line, conduzido por psicólogos e pela equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), teve como objetivo capacitar os profissionais da educação para identificar sinais de dificuldades emocionais em estudantes e adotar estratégias de acolhimento e apoio.

A iniciativa surge em um momento de mudanças no ambiente escolar, especialmente após a proibição do uso de celulares nas escolas estaduais. A medida, que entrou em vigor no início do ano letivo de 2025, visa fortalecer a socialização e o aprendizado, mas pode representar desafios para alguns alunos, principalmente aqueles que já enfrentavam dificuldades de interação.

A Seduc identificou que, para alguns estudantes, a retirada do celular pode acentuar questões emocionais e dificuldades de socialização. “Não podemos deixar de pensar em cada um dos nossos alunos, a partir de suas necessidades específicas, e identificamos que esse pode ser um desafio que precisamos estar atentos e sensíveis para agir”, afirma Daniele Quirino, coordenadora do Conviva SP.

O treinamento forneceu aos educadores ferramentas para reconhecer sinais de ansiedade, estresse e isolamento social entre os alunos. Além disso, abordou estratégias para fortalecer o vínculo entre estudantes e escola, promovendo um ambiente mais acolhedor e propício ao desenvolvimento emocional e acadêmico.

A formação também reforçou a importância da parceria entre escola e família para garantir o bem-estar dos estudantes. A orientação é que, ao perceber sinais de dificuldades emocionais, os profissionais busquem dialogar com os responsáveis e, se necessário, encaminhem os casos para acompanhamento especializado.

Desde 3 de fevereiro, data do início do ano letivo, a rede estadual de ensino de São Paulo adotou a proibição do uso de celulares durante as aulas, intervalos, recreios e atividades extracurriculares. A medida segue as determinações das leis Estadual nº 18.058/2024 e Federal nº 15.100/2025, que visam garantir que a escola seja um ambiente voltado ao aprendizado, socialização e desenvolvimento integral dos estudantes.

Para orientar a aplicação da norma, a Seduc-SP, em parceria com o Conviva SP, elaborou um documento direcionado às unidades escolares. O material esclarece diretrizes sobre a nova regulamentação e orienta os profissionais sobre abordagens pedagógicas para minimizar impactos negativos na adaptação dos alunos.

A formação promovida nesta semana faz parte de um conjunto de ações da Secretaria da Educação para garantir que a transição para um ambiente escolar sem celulares ocorra de maneira equilibrada, respeitando as particularidades de cada estudante. (Da Redação)