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Educação

Professora da rede pública vence Prêmio Educador

05 de Março de 2025 às 21:45
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Ingrid Oliveira leciona em escola municipal de Cerquilho
Ingrid Oliveira leciona em escola municipal de Cerquilho (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O protagonismo infantil e a formação de leitores foram os pilares do projeto “Contando, encantando e reencantando as histórias e ampliando os saberes”, desenvolvido pela professora Ingrid Lopes de Araújo Oliveira na Escola Municipal Luigi Luvizotto, em Cerquilho, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A iniciativa envolveu alunos do 1º ano do ensino fundamental e foi a vencedora do Prêmio Educador FTD Educação 2024 na categoria Literatura. O projeto, implementado em 2023 e 2024, levou o Prêmio Destaque e a professora foi contemplada com uma viagem pedagógica internacional.

A premiação ocorreu na primeira quinzena de fevereiro — durante abertura da Jornada Pedagógica 2025, em São Paulo — e valoriza as boas práticas educacionais de professores e gestores da educação básica de escolas parceiras, públicas e particulares, da FTD em todo o Brasil. Nesta primeira edição foram inscritos mais de 400 projetos.

Com foco na alfabetização, inclusão e cidadania, o projeto da professora de Cerquilho utilizou a literatura infantil para estimular o engajamento dos estudantes e promover uma aprendizagem lúdica e significativa, utilizando obras literárias do acervo da FTD entregues na escola.

Dramatizações, jogos, leitura ao microfone e histórias contadas com fantoches foram algumas das estratégias adotadas para incentivar o hábito da leitura e fortalecer habilidades socioemocionais, como empatia e responsabilidade social.

História

Desde pequena, a leitura sempre foi parte essencial da vida da professora Ingrid. Mesmo com pouco estudo, sua mãe, Maria Luiza, fazia questão de comprar livros e incentivar a leitura. Esse amor pela literatura e pela educação acompanhou Ingrid ao longo de sua vida e definiu o destino profissional: ser professora.

Aos 31 anos, a pedagoga é especialista em alfabetização e gestão escolar, além de formada em letras/inglês. Nascida em Itapeva, Ingrid atualmente mora em Cerquilho, onde há quatro anos se dedica à alfabetização de crianças no 1º ano do ensino fundamental.

A trajetória da professora na educação começou na graduação em pedagogia, quando atuou como pesquisadora no programa “Ler e Escrever” do Estado de São Paulo, auxiliando crianças do 1º e 2º anos com dificuldades na alfabetização. Mesmo com pouca experiência, ela buscou aperfeiçoamento e finalizou a graduação com uma monografia sobre literatura infantil, um tema que sempre esteve presente em sua jornada.

Entre 2015 e 2021, Ingrid lecionou na educação infantil, passando por escolas públicas e privadas. Sempre incentivando a leitura e a escrita de forma lúdica, por meio de projetos e metodologias ativas, ela conta que criava espaços para a leitura, dramatizava histórias e estimulava os alunos a se tornarem protagonistas de suas próprias narrativas. Os projetos envolviam diversas áreas do conhecimento e buscavam aproximar a comunidade da escola, promovendo conexões entre alunos, professores e famílias.

Em 2022, Ingrid assumiu um cargo público em Cerquilho, enfrentando o desafio de lecionar no ensino fundamental pela primeira vez. Ela decidiu se reinventar, estudando, buscando teorias em artigos científicos, fez cursos, especializações e se apaixonou ainda mais pela alfabetização. Desde então, a professora vem desenvolvendo projetos nas turmas de 1º ano, voltados à literatura e a temas essenciais, como empatia, responsabilidade, cidadania, sustentabilidade, diversidade cultural e ética.

“Esses projetos foram pensados para estimular os alunos a refletirem sobre esses valores em um ambiente de inclusão e respeito, envolvendo toda a comunidade escolar: professores, alunos, gestão, orientação pedagógica e famílias. As atividades envolveram o uso de tecnologias, jogos digitais e diversos gêneros textuais, tornando o projeto interdisciplinar e totalmente voltado às metodologias ativas”, explica a professora.

E assim nasceu o projeto “Contando, Encantando e Reencantando as Histórias e Ampliando os Saberes”, que já está em seu terceiro ano consecutivo. Com embasamento teórico no documento “Alfabetização Baseada em Evidências”, o projeto une literatura a atividades lúdicas, como dramatizações, jogos, espaços de incentivo à leitura, atividades com microfone, apresentações para a escola e encontros pedagógicos para inspirar outros professores.

Quando soube do lançamento do Prêmio Educador FTD, Ingrid percebeu que o projeto já tinha evidências concretas para ser inscrito. “Passei meses redigindo, estudando artigos científicos e revisando cada detalhe para garantir que o trabalho estivesse alinhado às diretrizes do concurso.”

Para a professora, receber o Prêmio de Educador Destaque da FTD Educação e o 1º lugar na categoria Literatura foi uma experiência transformadora e emocionante. “Ser reconhecida nacionalmente pela minha dedicação à educação pública valida não apenas meus esforços diários, mas também ilumina o caminho para que outros enxerguem a importância de cada pequeno gesto dentro da sala de aula. A felicidade dos meus alunos ao saberem da premiação foi a maior recompensa que eu poderia ter. Representar São Paulo, a rede municipal de Cerquilho e os professores de todo o País é uma honra imensurável. Agora, com a oportunidade de visitar escolas em Londres, poderei expandir meus horizontes, conhecer novas práticas pedagógicas e trazer ainda mais inovação para minha atuação, para minha comunidade escolar e, principalmente, para os meus alunos. Esse reconhecimento não é apenas uma conquista pessoal, mas um incentivo para continuar transformando vidas através da educação”, disse a vencedora do Prêmio Educador.


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