Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qualidade de vida

Associações transformam bairros de Sorocaba

03 de Março de 2025 às 22:40
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Associação Novo Eldorado foi criada há 21 anos
Associação Novo Eldorado foi criada há 21 anos (Crédito: Divulgação)

Ruas, calçadas, praças e parques são espaços públicos de uso comum. Eles pertencem a todos e são destinados ao convívio social e ao desenvolvimento de atividades coletivas. Cabe ao poder público zelar e manter esses locais, mas, em muitas situações, a própria população pode intervir e, com esforço próprio, promover melhorias.

Em Sorocaba, iniciativas lideradas por associações de moradores têm impulsionado a arborização de terrenos, a criação de bairros verdes, a instalação de estruturas para a prática de exercícios físicos e a realização de projetos sociais.

Transformação no Jardim Novo Eldorado

Criada há 21 anos, a Associação dos Moradores do Bairro Jardim Novo Eldorado surgiu com o propósito de melhorar a qualidade de vida no bairro, revitalizando áreas abandonadas, promovendo segurança e desenvolvendo ações em benefício da comunidade. A partir da associação, nasceu o projeto Centrinho, que oferece gratuitamente aulas de balé, capoeira, artes e atividades educacionais para os moradores.

A iniciativa partiu da líder comunitária Silvia Dyna Macedo, que, ao observar crianças brincando nas ruas, decidiu buscar um espaço seguro e adequado para atividades recreativas e educacionais.

“O bairro precisava de melhorias. Havia uma escola desativada, totalmente abandonada, e, com a criação da associação, conseguimos transformá-la em um espaço de lazer e aprendizado para crianças e jovens. Foi uma conquista importante para a comunidade”, conta Silvia.

Com o empenho da associação e reivindicações junto ao poder público, o prédio pertencente à prefeitura, antes inutilizado, foi cedido para a sede do Centrinho, tornando-se um polo de lazer e desenvolvimento para a comunidade. “Ver a transformação das crianças e os frutos do nosso trabalho faz tudo valer a pena”, finaliza Silvia.

Primeiro Bairro Verde de Sorocaba

Outro exemplo de mobilização comunitária é a Sociedade de Melhoramentos dos Jardins Bandeirantes, que, em parceria com o poder público, tornou o bairro, em 2014, o primeiro Bairro Verde de Sorocaba.

Com a atuação da sociedade, o bairro de chácaras passou a ser reconhecido como área especial de interesse paisagístico e ambiental, garantindo a preservação ecológica e a presença de animais silvestres.

Sandro Augusto Rosa, presidente da Sociedade, destaca as conquistas alcançadas para manter o bairro exclusivamente residencial, sem a presença de comércios. Além disso, foram instaladas câmeras de monitoramento e floreiras para restringir o tráfego de veículos, sempre em conformidade com a legislação vigente.

“A Sociedade dos Jardins Bandeirantes trabalha para preservar o bairro como uma área de proteção ambiental, um espaço tranquilo para se viver, sem prédios ou comércio. Nossa luta é para que continue sendo um local exclusivamente residencial”, afirma Sandro.

O papel das associações de moradores

As associações de moradores, legalmente constituídas, são entidades sem fins lucrativos que desempenham um papel fundamental na sociedade, zelando pelos interesses e pelo bem-estar dos moradores dos bairros.

O advogado Nilton Sadao Dayo explica que bairros organizados, com uma entidade representativa, conseguem articular melhorias de forma mais eficiente junto ao poder público.

“É inegável que a criação dessas associações, conhecidas como organizações do terceiro setor, traz inúmeros benefícios para os moradores. Por meio delas, a população pode manifestar suas necessidades de maneira mais efetiva, além de contribuir para a manutenção da segurança e harmonia no bairro”, finaliza o advogado.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos