Reclamação
Casa de España de Sorocaba está fechada
Presidente da entidade afirma que atendimento é feito de forma remota; quem precisa dos serviços se sente confuso e inseguro

Um leitor, que preferiu não se identificar, procurou o Cruzeiro do Sul em busca de informações sobre a Casa de España Don Felipe II, entidade sem fins lucrativos voltada à promoção da cultura espanhola em Sorocaba. A organização também auxilia descendentes de espanhóis no processo para obtenção da dupla cidadania.
O morador relata que não conseguia contato com a instituição desde maio do ano passado. Ele e sua família haviam iniciado o processo para a cidadania e realizaram um pagamento de aproximadamente R$ 1.600. Porém, não conseguiram esclarecer algumas dúvidas. Após a mediação do Cruzeiro, a Casa de España, então, entrou em contato com o reclamante e marcou uma reunião.
O leitor conta ainda que conheceu a entidade por meio de uma reportagem publicada pelo próprio Cruzeiro em abril de 2021. Na ocasião, outros leitores também reclamavam da dificuldade para entrar em contato com a Casa de España. Na época, a instituição informou que os atendimentos eram realizados somente de forma remota, naquele momento, por causa da pandemia de Covid-19.
Atualmente, a sede, localizada na rua Manoel Lopes, 235, Vila Hortência, zona leste de Sorocaba, segue fechada. O imóvel, inclusive, está com aspecto de abandono. O presidente da instituição, Alexandro Giovanni Martins, explica que o atendimento presencial foi interrompido por conta da quantidade de pessoas em situação de rua que vivem na região. Vandalismo e furtos no imóvel, acrescenta, também colaboraram para o fechamento da sede. Por outro lado, ele garante que o atendimento remoto está à disposição.
Alexandro alega que a região em que se localiza a Casa de España é um ponto estratégico por causa dos ferros-velhos. “Fomos furtados oito vezes. O cabeamento de energia, inclusive. Estávamos retomando as atividades presenciais, mas fomos surpreendidos com mais um furto de cabo de energia. Então, estamos atendendo de forma remota”, ressalta.
Ainda conforme ele, um dos casos de furtos teria ocorrido em 11 de fevereiro deste ano. Alexandro conta que um eletricista estava trabalhando no local para, posteriormente, voltar os atendimentos presenciais e identificou que todo o cabeamento e fiação haviam sido levados.
O presidente da Casa de España diz ainda que outra dificuldade é a quantidade de pedidos de auxílio para o processo de cidadania que, segundo ele, superaram as expectativas. Ao todo, em Sorocaba, por intermédio da instituição, há mais de 300 processos em andamento. Com isso, a demanda para responder as pessoas pelo e-mail ou telefone também está alta.
Outra reclamação daqueles que necessitam da entidade é com relação à falta de contato. O número de telefone — (15) 3224-5454 — que está disponível no Google, por exemplo, sequer completa a ligação. Assim, o contato deve ser feito pelo (15) 98162-7320 ou pelo e-mail [email protected].