Buscar no Cruzeiro

Buscar

Momunes

Movimento de Mulheres Negras se expande e hoje gerencia projetos sociais

Movimento de Mulheres Negras contribui para diversidade histórica, étnica e cultural afro-brasileira

22 de Fevereiro de 2025 às 20:59
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Entidade é sem fins lucrativos, foi fundada em 1997 e declarada de utilidade pública em 1999
Entidade é sem fins lucrativos, foi fundada em 1997 e declarada de utilidade pública em 1999 (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Em 1997, nascia o Coral das Mulheres Negras de Sorocaba, no Café com Arte, na Vila Carvalho, de propriedade da professora Maria José Almeida Lima e do artista plástico, ex-ferroviário e professor José de Campos Lima. O local era ponto de encontro de amigos e se dedicava a projetos voltados à educação, cultura, ao social e à transformação, sempre envolvendo o empoderamento da raça negra, considerando seu histórico de preconceito, racismo e desigualdade no tratamento e na oferta de oportunidades.

Assim, o coral não era apenas sobre música, mas um instrumento de expressão e fortalecimento da identidade negra, que dava voz às falas e sentimentos guardados. Tornou-se o embrião de uma causa maior: o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba, liderado por Mazé Lima, que ganhou corpo e criou a Casa de Acolhimento Recomeçar, com histórias de vida e superação. Sua proposta é atender mulheres em situações de diversas vulnerabilidades, que, sem a quem recorrer, encontram um espaço com o apoio necessário para encontrar novas oportunidades e reorganizar suas vidas.

A partir dessas frentes, novos desafios bateram à porta do Movimento de Mulheres Negras, devido ao próprio crescimento e à consequente expertise para tratar do social, o que fez dele gestor da Casa Lar São José, para abrigar crianças e adolescentes de 0 a 18 anos; da República Jovem Rumo Certo (com duas unidades, feminina e masculina), para jovens egressos dos serviços de acolhimento, com idades entre 18 e 21 anos; e dos projetos educacionais na temática das relações étnico-raciais, na educação infantil e na capacitação de profissionais e gestores da educação e da área privada.

Os projetos

Entre as iniciativas mantidas pelo Movimento de Mulheres Negras estão:
- Casa de Acolhimento Recomeçar: para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
- Casa Lar São José: serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, encaminhados pela Vara da Infância.
- República Jovem Rumo Certo: residência provisória para jovens egressos de casas de acolhimento, de 18 a 21 anos.
- Centros de Educação Infantil: serviços educacionais básicos e educação para as Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639 de 2003), na modalidade creche, para crianças de 0 a 3 anos.
- Centro Dia Para Pessoas Idosas: serviço de atenção a idosos, que oferece atividades físicas, práticas corporais, arte, lazer e cultura, recreação, atendimento técnico e orientação sobre autocuidados e rotinas diárias.
- Serviço de Fortalecimento de Vínculo para Pessoas Acima de 60 Anos: oferece atividades de expressão corporal, atividade física, culinária e artesanato.
- ECOM: Espaço Comunitário para o desenvolvimento de atividades e projetos sociais gratuitos abertos à comunidade. Atividades atuais: Baque Mulher, Capoeira e Karatê.
- Mulheres em Preto e Branco: projeto que incentiva ações afirmativas de formação e capacitação sociopolítica, sociocultural e de cidadania, por meio de palestras, cursos, seminários e do podcast Momunes em Preto e Branco. Este espaço oferece letramento, compartilhamento e divulgação das atividades e ações desenvolvidas pelo Momunes, além de ser um canal de comunicação a serviço do terceiro setor e outros segmentos da sociedade, com entrevistas, temas variados e relevantes para o fortalecimento e protagonismo étnico-racial e, consequentemente, de toda a comunidade.

A missão

Promover o protagonismo, a contribuição e a diversidade histórica, étnica e cultural afro-brasileira, por meio da educação, ação social e participação política, no combate e eliminação de todas as formas de discriminação étnico-racial, social e de gênero, além de combater todos os tipos de violência e vulnerabilidades, em prol do respeito aos direitos humanos e reprodutivos, para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de todos. O Momunes é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997 e declarada de utilidade pública em 1999.

 COMO AJUDAR

- Doação para as ações sociais.
- Participação nos eventos promovidos pelo Momunes.
O Movimento de Mulheres Negras tem sua sede à rua Orestes Angelo Coló, 62, Jardim São Marcos, em Sorocaba