Bairro residencial
Moradores protestam contra festas na Praça da Amizade
Volume alto do som que incomoda idosos e crianças com TEA e lixo deixado para trás são as maiores causas de transtorno

Um grupo de moradores do bairro Santa Rosália, em Sorocaba, reclama da frequência de eventos realizados, sobretudo aos fins de semana, na Praça da Amizade localizada em frente ao Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC. Segundo eles, as festas têm autorização da prefeitura. Uma das preocupações é com o volume alto do som que incomoda idosos e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além do barulho, os moradores relatam que, após os eventos, o local fica tomado por lixo, incluindo garrafas de bebidas alcoólicas, muitas vezes recolhidas por eles mesmos. Outro transtorno é o vandalismo. Conforme o grupo, relógios dos postes são violados e fios elétricos ficam espalhados pela praça.
Para tentar amenizar a situação, os moradores plantaram mudas de árvores na área onde o palco dos shows é geralmente montado. Para eles, esta também seria uma forma de preservar o meio ambiente.
No entanto, na tarde de ontem (19), funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) foram à praça e trocaram as mudas de lugar. Os moradores não gostaram e questionaram a medida. “As mudas foram plantadas porque no Plano Diretor está escrito que é para arborizar a cidade”, justifica o presidente da Associação de Moradores do Santa Rosália, Roberto Rodrigues, 68 anos.
Ele alega que entrou em contato com a Sema e obteve a informação de que as mudas plantadas deveriam ser de espécies nativas. “Então, entrei em contato com o Jardim Botânico”, afirma. A Sema, por sua vez, nega que os moradores tenham solicitado autorização para o plantio, pois há um procedimento padrão que deve ser seguido. “Se nós não tínhamos autorização para plantar, eles [se referindo aos funcionários da Sema] também não tinham autorização para trocar as mudas de lugar”, afirma a moradora Priscila Antunes Marin, 40.
Bairro de idosos
A principal reclamação é com relação ao barulho causado pelos eventos. O presidente da Associação de Moradores, Roberto Rodrigues, atesta que o Santa Rosália é um bairro residencial e que, assim, não deveria ser utilizado para festas. “A Praça da Amizade não é lugar para eventos com barraca de bebida e multidão. Todo mundo sabe que o Santa Rosália é um bairro de idosos”, ressalta.
Já Priscila, que é mãe de uma menina com TEA, conta que o barulho das festas deixa a criança agitada e nervosa. “Toda vez que tem festa chamamos a Guarda Civil Municipal porque o som é muito alto”, revela. “Minha filha fica agitada e nervosa, inclusive com barulhos de fogos que são proibidos. Colocaram um palco na praça que fica em frente às clínicas de idosos, autistas e repouso. Não dá para entender.”
Tem abaixo-assinado
Moradora do bairro há 56 anos, Dilce Barros Arruda chegou a elaborar um abaixo-assinado solicitando o impedimento da promoção de eventos na Praça da Amizade. “Quero tirar essas festas e esse comércio daqui. A praça não é local para comércio. Famílias vêm apreciar, mas as festas também chamam pessoas que querem o mal. Além disso, eles tiram a eletricidade do poste e deixam a fiação exposta.”
Quem também está organizando um abaixo-assinado é Roberto Rodrigues. Seu objetivo é manter a proteção ambiental e a história da praça. “Essas são as lutas dos moradores: a preservação e a arborização da praça que está muito pelada”, finaliza.
É autorizado
A Prefeitura de Sorocaba confirma que os eventos realizados na Praça da Amizade são autorizados. Diz ainda que trabalha com o objetivo de otimizar o uso dos espaços públicos na cidade, pois, nos últimos anos, o número de empresas interessadas em realizar eventos vem crescendo.
“É bom destacar que a prefeitura monitora os eventos que são realizados na Praça da Amizade, inclusive as queixas e sugestões postas pela comunidade do Santa Rosália. Tanto que, a partir dessas sinalizações e de apurações internas, algumas empresas já foram notificadas sobre pontualidades ocorridas, de modo a impedir a ocorrência de transtornos em eventos futuros”, explica em nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação.
Além de garantir que faz a limpeza do espaço logo após as festas, destaca que a segurança é de responsabilidade da empresa organizadora e que, ainda assim, dispõe de equipes da GCM para patrulhamentos preventivos para inibir danos, depredações, furtos e outros comportamentos que ferem o ordenamento jurídico.
Conclui que continuará acompanhando as ações na Praça da Amizade e que conta com o apoio dos moradores para sinalizar pontualidades ocorridas, de modo a amparar futuras decisões sobre o uso do local. (Vanessa Ferranti)
Galeria
Confira a galeria de fotos