Festividade
Comércios e consumidores já se preparam para o Carnaval
Embora a procura já tenha começado, movimento maior é esperado para a semana do feriado

A duas semanas do Carnaval, celebrado entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, as lojas começam a ficar mais coloridas para receber a demanda da data festiva. Máscaras, acessórios e fantasias são alguns exemplos que começam a ocupar as vitrines dos comércios, principalmente de decorações, utilidades e papelaria. O feriado costuma movimentar jovens, famílias e até mesmo pessoas da terceira idade.
Um exemplo são as amigas Sandra Almeida, 71 anos, e Leonilda Leite, 73. Elas fazem parte da diretoria do Núcleo da Terceira Idade de Boituva e já estão se preparando para o Carnaval. Logo no primeiro dia, em 28 de fevereiro, o grupo organiza um baile para os participantes, que abre as festividades na cidade. Desta forma, a cestinha de compras estava cheia de confetes e serpentina. “Nós gostamos muito do Carnaval, é muito alegre e divertido. Todos os anos realizamos o baile, então compramos adereços para o pessoal entrar no clima”, conta Leonilda.
Já os mais jovens, a busca predominante é por acessórios para compor fantasia. A técnica de enfermagem Gabriella Brito, 19, pretende se fantasiar de cupido e procurava artigos, como tiara, asas e saia de tule, para montar a fantasia. No sábado de Carnaval (1º), ela e a amiga irão para uma festa para curtir o feriado.
“Eu estou muito ansiosa. Adoro o Carnaval, customizar a própria fantasia e se maquiar. É muito legal. Na verdade, acho que me arrumar é a parte mais divertida”, relata a técnica de enfermagem. “Todos os anos nós procuramos festas e bloquinhos para dançar. Me considero uma pessoa muito festeira.”
Embora a procura já tenha começado, o movimento maior será na semana do feriado. De acordo com o diretor de negócios da Pedagógica, Nivaldo Madureira, muitas pessoas ainda não decidiram como irão aproveitar o Carnaval. Desta forma, a expectativa é que a demanda aumente a partir do dia 24.
“Neste ano, a vantagem é a data mais afastada do início do ano. Em 2024, o feriado foi logo no começo de fevereiro, coincidindo com as contas de janeiro e início do ano letivo”, aponta o diretor de negócios. “Assim, as pessoas têm um tempo maior para se planejar e as vendas tendem a aumentar.”
Um desafio é a rápida sazonalidade. Diferentemente do Halloween e da Festa Junina, que comemoram durante o mês inteiro e às vezes até se estendem, o Carnaval dura apenas cinco dias.
Tendências
Enquanto há alguns anos as fantasias eram o item mais procurado para o Carnaval, hoje deu lugar aos acessórios. Segundo o proprietário da Dijos Doces, Felipe Dijos, os clientes cada vez mais pedem por acessórios, como chapéus, ombreiras e as famosas saias de tule. O segmento de decoração, com balões personalizados e enfeites, também se destacam.
“A ideia é trazer essa alegria por meio dos produtos. Além disso, o brasileiro é muito festeiro e ama ter motivos para comemorar. Portanto, nós investimos bastante em acessórios, tinta de cabelo e maquiagem, que são complementos para fantasia”, aponta Felipe.
Assim como Nivaldo, o proprietário da Dijos Doces também acredita que as vendas serão melhores neste ano devido à data. A expectativa é uma crescente de aproximadamente 10% a 15% para o Carnaval de 2025. (Beatriz Falcão)
Galeria
Confira a galeria de fotos