Trânsito
DER-SP inicia instalação de 649 radares fixos para reforçar segurança nas estradas estaduais
Rodovia Raposo Tavares pode receber 16 novos radares fixos a partir de maio
A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) terá um reforço na fiscalização de velocidade com a possibilidade da instalação de 16 novos radares fixos, especificamente os Fixos-Controladores, a partir de maio. A medida faz parte do projeto do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), que implantará um total de 649 equipamentos em rodovias estaduais. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (14), e os radares devem entrar em operação dentro de 90 dias.
Os equipamentos serão distribuídos estrategicamente ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas à iniciativa privada. Segundo o DER-SP, os critérios para escolha dos locais incluem o índice e a gravidade dos acidentes registrados, a velocidade média dos veículos, as condições geométricas da via e a proximidade de áreas de fauna.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
Tipo de radares e funcionamento
Os novos dispositivos serão divididos em dois tipos:
- Radar fixo-redutor: instalado em áreas com maior adensamento urbano, onde há circulação de pedestres e ciclistas. Esse modelo conta com um display que mostra a velocidade dos veículos em tempo real.
- Radar fixo-controlador: utilizado em trechos rurais de maior velocidade, sem exibição do limite de velocidade para os motoristas.
Os modelos operam por meio de um laço indutivo instalado sob o pavimento da via, que detecta a passagem dos veículos e mede a velocidade. Além disso, os equipamentos terão a função de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir os dados em tempo real para uma central do DER.
O que diz o DER-SP?
Ainda, o órgão diz, em nota, que a definição dos pontos "ainda pode sofrer alteração devido a estudos realizados nos locais, a fim de entender a melhor solução de cada local, visando a segurança viária". Após a instalação, as localizações com as coordenadas serão publicadas e estarão disponíveis no site do DER-SP. (João Frizo - programa de estágio com informações da Agência SP)