Tempo
Defesa Civil prevê mudança climática e chuvas fortes na região
Fim de semana será quente e chuvoso no interior paulista
O fim de semana será marcado pelo calor na região metropolitana de Sorocaba. Segundo a Defesa Civil do Estado, a tendência é de altas temperaturas até domingo, com sol predominando pela manhã e pancadas de chuva à tarde. Essa mudança ocorre devido ao enfraquecimento do corredor de umidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ao afastamento de uma frente fria para o oceano. Com isso, o clima típico do verão prevalecerá, trazendo possibilidade de raios, rajadas de vento e até granizo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas nesta sexta-feira (7) devem atingir máximas de 32ºC e mínimas de 20ºC em Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Salto, São Roque e Itu. Há grande probabilidade de chuvas fortes nessas cidades, que terão céu nublado e pancadas de chuvas isoladas. Esse padrão deverá se manter até o fim de semana (8 e 9), com temperaturas variando entre 16ºC e 33ºC.
Em Itapetininga, a máxima prevista para hoje (7) é de 34ºC, com chuvas e céu nublado. No fim de semana, a temperatura mínima pode cair para 17ºC, com máxima de 33ºC.
Chuvas abaixo da média histórica
Nesta quinta-feira (6), Sorocaba registrou 54,1 mm de chuva, o que representa pouco menos da metade da média histórica de fevereiro, que é de 155,5 mm. Já Itapetininga acumulou 38,6 mm de precipitação desde o início do mês, chegando bem próximo de sua média histórica de 120,8 mm, com uma diferença de 82,2 mm. Araçoiaba da Serra, com 50,2 mm de chuva, e Votorantim, com 53 mm, também estão abaixo de suas médias históricas, que são de 136,3 mm e 152,1 mm, respectivamente.
As cidades mais distantes de suas médias são Salto (62,7 mm), Itu (60,4 mm) e São Roque (64,4 mm), todas com precipitações com mais de 100 mm abaixo de suas médias históricas de 173,9 mm, 173,9 mm e 188,6 mm, respectivamente.
Monitoramento
Após três prorrogações de alertas da Defesa Civil para a região, o alerta para este final de semana não foi acionado, nem o gabinete de crise foi instaurado. No entanto, o monitoramento das condições climáticas continua, pois algumas áreas que receberam grandes volumes de chuva recentemente ainda podem enfrentar riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
A Defesa Civil recomenda que a população evite locais alagados, observe movimentações de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes. Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo seguro ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes. Além disso, é importante acompanhar a previsão do tempo nos canais oficiais da Defesa Civil.
Em caso de emergência, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. (Ana Sentelhas - Programa de Estágio)