Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo canal de comunicação

Saae de Sorocaba lança assistente virtual para atendimento à população

O chat 24 horas está disponível no site da autarquia

04 de Fevereiro de 2025 às 15:43
Da Redação [email protected]
Chat funciona 24 horas e disponibiliza diversos serviços
Chat funciona 24 horas e disponibiliza diversos serviços (Crédito: Divulgação/Saae Sorocaba)

A partir de agora, os usuários entraram em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba por meio de um assistente virtual. O chat está disponível no site da autarquia, com atendimento 24 horas. 

Segundo o Saae, o serviço funciona por meio de roteiro pré-definido e direciona as demandas de acordo com o tipo. A princípio, os clientes podem abrir chamados sobre falta da água, vazamentos de água e esgoto, além de serviços de drenagem (limpeza e desobstrução de boca de lobo), em qualquer horário e dia da semana. 

O mesmo modelo de interação por chatbot também está disponível no WhatsApp (15) 99793-2526 da autarquia. Cada atendimento gera um número de protocolo referente ao serviço solicitado, para que o usuário acompanhe todo o processo na própria ferramenta. Além dos chamados e tendo uma conta de consumo em mãos, é possível solicitar 2ª via de conta, consultar pagamentos, guias de parcelamentos e informações sobre manutenções programadas ou emergenciais na região.

Outros serviços on-line

Além das opções oferecidas pelo assistente virtual, o site do Saae disponibiliza emissão de certidão negativa de débitos e de declaração anual de quitação de dívidas; consulta ao histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; pedido de novas ligações de água e esgoto; revisão de consumo por vazamento sanado; solicitação de corte e retirada de hidrômetro; acompanhamento de corte a pedido; atualização cadastral; consulta sobre Tarifa Social; alteração de categoria, dentre outros.

Postos de atendimento presencial

O Saae Sorocaba ainda disponibiliza o atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na unidade central, localizada no piso L1, bloco B do Pátio Cianê Shoppin (avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823). Há, também, postos descentralizados nas Casas do Cidadão de Brigadeiro Tobias, Éden, Ipiranga, Ipanema, Itavuvu, Nogueira Padilha e Paço Municipal. Elas funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Outra opção para os sorocabanos é acionar a autarquia pelos telefones 0800-7701195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, assim como pelo e-mail [email protected]