Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comparações

Chuvas constantes não superam índices históricos

Defesa Civil diz que cidades da região de Sorocaba ficaram abaixo de registros anteriores

03 de Fevereiro de 2025 às 22:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e outras ocorrências, continuam afetando as cidades
Transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e outras ocorrências, continuam afetando as cidades (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (1º/2/2025))

O céu cinzento e nublado, carregado de nuvens chuvosas, no mês de janeiro, foi o indicador, para diversas cidades, daquilo que estava por vir e que causaria transtornos e prejuízos aos cidadãos no interior. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Sorocaba registrou em janeiro 134,1 milímetros de precipitação durante todo o mês, 150 mm a menos da média histórica de 284,2 mm, contrapondo a cena do ano passado, quando a cidade recebeu 467 milímetros de chuva.

Apesar da redução nas precipitações em comparação com os registros anteriores, a Defesa Civil prorrogou por duas vezes o alerta laranja para chuvas fortes em toda a região. Em fevereiro, quinze dias após o primeiro alerta, foi emitida uma terceira prorrogação, com a manutenção do gabinete de crises até o dia 5, para continuar o monitoramento da situação e coordenar as ações emergenciais necessárias.

Em outras cidades da região, como Votorantim, Araçoiaba da Serra, São Roque, Salto e Itu esse cenário se repete, as médias históricas não foram superadas durante as recentes chuvas de verão. Entretanto, a cidade que mais se aproximou dos registros anteriores foi São Roque, que acumulou 130 mm, quando a média histórica, segundo a Defesa Civil, é de 278,5 mm, ou seja, 134,7 mm a menos.

Embora os acumulados de chuva não tenham superado os índices de anos anteriores, os transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e outras ocorrências, continuaram a afetar as cidades. Um exemplo disso foi o constante fechamento de vias, como as avenidas Dom Aguirre e 15 de Agosto, que precisaram ser interditadas três vezes em uma única semana devido a enchentes, gerando desvios e congestionamentos.

Previsão

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Sorocaba deve continuar a registrar pancadas de chuva ao longo da semana, com céu nublado e temperaturas variando entre 21C e 29C. Para cidades como Itu, Salto e São Roque, o aguaceiro é esperado para toda a semana, com temperaturas mínimas de 20ºC e máximas de até 30ºC. Já em Votorantim e Araçoiaba da Serra, as previsões indicam pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperaturas mínimas de 21ºC e máximas de até 29ºC.

Recomendações da Defesa Civil

Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato com os seguintes números: Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199). A população é orientada a seguir as instruções das autoridades e manter-se informada para garantir a segurança de todos.

Evite transitar por locais alagados; fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes; moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes; acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos