Aniversário
‘Berço da República’ comemora 415 anos
Estância Turística de Itu, a "cidade onde tudo é grande", tem programação durante todo o mês de fevereiro

A Estância Turística de Itu, mais conhecida por ser o “Berço da República”, completa hoje (2) 415 anos. Com a criação de uma capela em louvor à Nossa Senhora da Candelária pelo bandeirante Domingos Fernandes, a data oficial da fundação tornou-se 2 de fevereiro de 1610. No lugar onde a capela existiu, hoje há o marco de fundação da cidade na Praça Padre Anchieta.
Graças ao seu patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico, Itu ficou conhecida como “a cidade onde tudo é grande”. O professor Luís Roberto de Francisco, de 54 anos, explica como essa fama surgiu: “O apelido de cidade dos exageros nasceu na televisão, criação do ator Francisco Flaviano de Almeida, o comediante Simplício, que dizia que em sua terra tudo era grande. Nas décadas de 1970 e 1980, esse elemento foi importante para a divulgação turística da cidade e ainda hoje atrai visitantes, mesmo não tendo um lastro cultural na população local”.
Além dessa notoriedade por objetos grandes, que influencia no turismo da cidade, um novo parque temático da Cacau Show promete aumentar a demanda na cidade. Com o anúncio oficial da empresa sobre a construção em Itu, a Estância Turística deve receber 3 milhões de visitantes por ano. O parque ficará às margens da rodovia Castelo Branco e contará com um investimento avaliado em cerca de R$ 2 bilhões, gerando, assim, pouco mais de 2,8 mil empregos durante a construção. Segundo a empresa, quando estiver em pleno funcionamento, o empreendimento deverá gerar 3 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. De acordo com a Noctua Advisory, consultoria especializada em entretenimento e responsável técnica pelo principal estudo de lazer do Brasil, o impacto econômico na região, em dez anos, será de R$ 35 bilhões. Os dados foram divulgados no site oficial da Prefeitura da Estância Turística de Itu.
Esse aumento no turismo influencia no crescimento populacional da cidade. O turismólogo Fábio Luis Grizoto, de 47 anos, explica como esse setor pode ou não interferir no superpovoamento: “Os fatores que influenciam o crescimento populacional da cidade é a segurança, as ótimas vias de acesso, proximidade com a capital e com grandes cidades do Estado, e investimentos na criação de condomínios horizontais de alto padrão. Se projeta que com a criação do parque da Cacau Show e investimentos em outros empreendimentos em seu entorno, irá gerar centenas de novos empregos impulsionando um novo fluxo migratório”.
Atualmente, Itu conta com uma população estimada em 168.240 cidadãos, de acordo com o Censo do IBGE 2022, o que representa um acréscimo de 9,14% em comparação com o Censo de 2010. No entanto, essa crescença não interferiu nos números de condomínios. De acordo com a prefeitura, hoje em dia, a cidade conta com 141 condomínios, considerando-se associações de moradores.
Cultura local
Entre os pontos mais conhecidos da cidade estão o Orelhão de Itu, o Semáforo Gigante, ambos instalados na Praça Padre Miguel e na Praça dos Exageros, na Vila Padre Bento. Além dos locais que representam a fama da “cidade onde tudo é grande”, os museus são outros lugares de sucesso. O Museu Republicano “Convenção de Itu”, Museu da Energia, Museu da Música, Instituto Bubonem e FAMA conservam os patrimônios materiais e imateriais dos ituanos.
Outros atrativos são as igrejas, que atraem os turistas religiosos. A matriz Nossa Senhora da Candelária, Bom Jesus e Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Patrocínio, Santa Rita de Cássia e São Benedito são algumas delas. Para quem gosta de natureza, os parques naturais também são opções. Entre eles, o Bosque Alceu Geribello, Centro de Educação Ambiental “Miguel Lorente Villa”, Estrada Parque, Almeida Júnior, Ecológico Chico Mendes, Ecológico Taboão e Geológico do Varvito.
Por fim, os espaços históricos estão entre os mais procurados pelos turistas: Casa Imperial, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu, Cruzeiro de São Francisco, Fábrica São Luiz, Instituto Borges de Artes e Ofícios, Mercado Municipal, Regimento Deodoro, Conjunto Arquitetônico do Século 19. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos