Buscar no Cruzeiro

Buscar

Limpeza

Falta de contêineres de lixo incomoda comerciantes na Nogueira Padilha

27 de Janeiro de 2025 às 21:43
Beatriz Falcão [email protected]
Flagrante de recipiente danificado mostra a situação inadequada 
para armazenar o lixo
Flagrante de recipiente danificado mostra a situação inadequada para armazenar o lixo (Crédito: BEATRIZ FALCÃO 27/01/2025)

A falta de mais contêineres de lixo incomoda os comerciantes da Avenida Coronel Nogueira Padilha, na zona leste de Sorocaba. Na altura do número 1201, a caçamba, localizada em frente a uma loja de açaí, está sempre cheia e com entulhos ao redor. Além do mau odor, sentido pelas pessoas que ali trabalham, a situação atrapalha o rendimento do comércio.

“É uma situação chata, até porque nós trabalhamos com alimento”, relata a atendente, que preferiu não se identificar. “Percebemos que algumas pessoas, ao verem o contêiner cheio de lixo, não entram no estabelecimento. No final de semana, é ainda pior, tem mais entulho e alguns, inclusive, espalhados pelo chão.”

Embora a coleta de lixo seja constante todas as terças, quintas e sextas , é visível que não é suficiente para receber a quantidade de lixo da localidade. Na rua Catalunha, uma travessa da Coronel Nogueira Padilha, também há um contêiner, mas os descartes não preenchem nem metade do recipiente. O mesmo acontece na rua Madrid.

De acordo com uma mulher, que também trabalha em um estabelecimento da avenida e preferiu não se identificar, o contêiner junta tanto entulhos de moradores quanto dos comércios. Dessa forma, ele recebe mais lixo do que os outros e, consequentemente, gera acúmulo.

“Acredito que precisa ser colocada outra caçamba para atender essa demanda, até porque o quarteirão é grande e os comércios produzem muito entulho”, explica a funcionária. “E não adianta, o caminhão pode recolher em um dia, no outro já estará cheio. Todo dia é um mau cheiro que, além de ser incômodo para nós, atrapalha o desempenho dos estabelecimentos.”

E para os moradores?

Para uma moradora, a situação mais desconfortável são os lixos espalhados na calçada. Segundo ela, muitos catadores e até mesmo pessoas em situação de rua mexem no entulho em busca de materiais mais valiosos para venda, como o alumínio. No meio dessa procura, acabam jogando os demais objetos para fora.

“Eu sei que esse é um problema social e de comportamento da população, mas atrapalha. Antes, eu até deixava o reciclável na calçada também, porém parei, porque amanhecia tudo esparramado”, relata a mulher. “Agora, o reciclável meu filho leva em um EcoPonto, já o lixo só coloco no dia de coleta mesmo.”

Resposta da Prefeitura de Sorocaba

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba esclarece que os contêineres são distribuídos em vias de diferentes bairros, atendendo todas as regiões de Sorocaba, conforme avaliação técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A respeito das queixas levantadas, a Administração Municipal alega que essa situação ocorre porque os comerciantes e moradores, próximos a essa numeração da Nogueira Padilha, não aceitaram a implantação de contêiner no local. No entanto, em razão das novas denúncias, uma equipe será enviada ao local para avaliar e revisar essa situação.