Buscar no Cruzeiro

Buscar

RMS

Secretário participa de reunião com prefeitos da região

24 de Janeiro de 2025 às 22:05
Vanessa Ferranti [email protected]
 Marcelo Branco apresentou projetos da pasta de Habitação
Marcelo Branco apresentou projetos da pasta de Habitação (Crédito: AGEM SOROCABA)

 

Os prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) participaram na manhã desta sexta-feira (24) da primeira reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O evento foi realizado no Sesi Votorantim e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH), Marcelo Branco, do diretor da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), Leodir Ribeiro, e do assessor de planejamento da subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, Eduardo Trani. As administrações públicas discutiram pautas para os municípios. A SDUH também apresentou projetos da pasta para a região.

Em um primeiro momento, foram expostos pelo secretário todos os programas da Secretaria e os representantes das prefeituras puderam compreender como podem fazer para qualificar ou inscrever os municípios nesses programas. Depois foram debatidos temas relacionados ao desenvolvimento urbano.

“As prefeituras e seus prefeitos, que conhecem os problemas que afligem sua população do ponto de vista do desenvolvimento urbano, como questões de inundação, pequenos ou grandes problemas dos municípios, podem trazer essas demandas para que juntos possamos desenvolver soluções, mesmo que envolvam outros temas, mesmo que não diretamente ligados à nossa Secretaria, mas que sejam diretamente ligados ao desenvolvimento urbano”, destacou o secretário Marcelo Branco.

Entre os programas apresentados está o Bairro Paulista, uma iniciativa de melhorias urbanas com foco na preservação do meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento de cidades no combate às mudanças climáticas.

As intervenções são realizadas em oito diferentes eixos: manejo de águas pluviais; pavimentação; mobilidade; manejo de sistemas hídricos; áreas verdes multifuncionais; equipamentos; iluminação; e sinalização. Tudo isso promove economia de energia de 40% a 60% com a instalação de iluminação em LED, redução de até 40% da temperatura ambiente com o uso de asfalto ecológico, redução de áreas alagáveis com a utilização de piso intertravado, redução de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e de níveis de fósforo, nitrogênio e turbidez em lagos, com a despoluição por bioestimulação, entre outros benefícios.

“Em Araçoiaba da Serra, nós fizemos um primeiro ensaio para ver como é que ele seria, se tinha que ter adaptações, e ficou um projeto muito bacana. A nossa expectativa que a gente faça em torno de 130 a 150 convênios durante esse ano, em cima desse projeto do bairro Paulista, em outros municípios”.

O secretário também falou sobre a parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para um projeto de recuperação da Estação Ferroviária.

“A Secretaria tem a subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, que é coordenada pelo José Police Neto, e essa subsecretaria tem a responsabilidade de fazer também essas grandes intervenções, então, são intervenções de longo prazo. Situando Sorocaba, que é a recuperação daquela área, dos prédios da Sorocabana, com um conceito de integração disso com a sociedade, não é pegar a área e ceder para alguma empresa fazer uma operação estritamente comercial, mas sim de você integrar de novo essa área que está degradada ao uso da cidade. (Vanessa Ferranti)