Público
Casas do Cidadão oferecem diversos serviços
É necessário agendar os atendimentos, mas unidades facilitam o dia a dia
As demandas e burocracias do dia a dia frequentemente podem levar um certo tempo para serem resolvidas, especialmente quando cada departamento está localizado em endereços diferentes. Contudo, em Sorocaba, as Casas do Cidadão funcionam como unidades de atendimento que facilitam o relacionamento entre a prefeitura e o munícipe, oferecendo serviços tanto presenciais quanto digitais.
São oito unidades em funcionamento, das 8h às 17h, com exceção da unidade no Pátio Cianê Shopping, que atende das 10h às 19h. As outras Casas do Cidadão estão localizadas no Paço Municipal, nas avenidas Ipanema e Itavuvu, no Éden, Ipiranga, Brigadeiro Tobias e Nogueira Padilha.
Cada unidade conta com cerca de seis guichês de atendimento, nos quais a população pode solicitar serviços relacionados à prefeitura, como o IPTU, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e a Urbes - Trânsito e Transportes. Além disso, os serviços dos Correios, Procon e Sine Municipal (novo PAT) também estão disponíveis nesses espaços.
Desde janeiro de 2024, é necessário agendar o atendimento. Os agendamentos podem ser feitos de forma simples, através dos totens de autoatendimento, diretamente em cada Casa do Cidadão, pelo site casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar ou pelo aplicativo Casa do Cidadão, disponível para os sistemas iOS e Android.
Serviços dos Correios nas Casas do Cidadão
Quem procura serviços dos Correios, como correspondências, postagens em geral, retirada de produtos, 1ª via e atualização de CPF, além de serviços bancários do Banco do Brasil, pode ser atendido nas unidades do Éden, Itavuvu e Ipiranga, durante o mesmo horário de funcionamento de cada local.
Unidade Móvel
Criada em março do ano passado, a unidade móvel da Casa do Cidadão oferece quase 90 serviços diferentes em vários locais da cidade. Os serviços mais procurados incluem emissão de carnê de parcelamento de IPTU, certidão negativa de débito e inscrição em vaga de creche.
Até 31 de janeiro de 2025, o veículo estará estacionado na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, com atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.
Serviços ofertados
A prefeitura oferece diversos serviços nas Casas do Cidadão, como emissão (1ª ou 2ª via) do carnê de IPTU, certidão de valor venal, guia de multa por queimada, inscrição e atualização habitacional, cadastro da carteira digital, auxílio seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, translado de restos mortais, autuação de título de posse, inscrição de creche, entre outros.
Os funcionários da Urbes - Trânsito e Transportes realizam serviços como bloqueio de cartão e solicitação de 2ª via, além de certidões para taxistas. O Saae oferece serviços como segunda via da conta e religação de água em caso de corte.
Para conferir todos os serviços ofertados nas unidades da Casa do Cidadão e verificar os documentos necessários para cada solicitação, acesse: https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/. (Da Redação)
CPFL atende em endereço próprio, enquanto o Saae nas Casas do Cidadão
Para resolver questões relacionadas à energia, é necessário entrar em contato com a CPFL Piratininga, enquanto as demandas referentes a água e esgoto devem ser direcionadas ao Saae Sorocaba.
As questões de energia podem ser resolvidas, na maioria das vezes, pela internet. Entre os serviços disponíveis estão consulta de débitos, relatórios de falta de energia, solicitação de desligamento e atualização cadastral. Caso seja necessário atendimento presencial, ele é realizado em Sorocaba, na avenida São Paulo, 1.472, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Já o Saae Sorocaba, embora tenha um centro operacional no Jardim Ibiti, recebe o público exclusivamente nas Casas do Cidadão. A Central de Atendimento funciona no shopping Pátio Cianê, mas as unidades localizadas no Ipiranga, Paço Municipal, Éden, Itavuvu, Nogueira Padilha, Ipanema e Brigadeiro Tobias também atendem a população. Os atendimentos nas Casas do Cidadão requerem agendamento prévio, que pode ser feito através do link casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar.
O atendimento telefônico do Saae funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 0800-7701 195. Por meio desse número, os clientes podem solicitar emergências relacionadas a manutenções no cavalete, vazamentos na rua, falta de água, retorno de esgoto, problemas com drenagem, entre outros serviços. Para agilizar o atendimento, o cliente deve ter em mãos o número da matrícula do imóvel (constante na conta de água) e o CPF. ( Da Redação)
Poupatempo tem 23 postos na região de Sorocaba
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece serviços públicos em um único local. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), por exemplo, são 23 postos de atendimento, localizados nas cidades de Avaré, Botucatu, Itapetininga, Itu, Tatuí, Sorocaba, Salto, Itatinga, Cerquilho, Boituva, Porto Feliz, Votorantim, São Roque, Iperó, Piedade, Ibiúna, Laranjal Paulista, São Manuel, Araçoiaba da Serra, Araçariguama, Capela do Alto, Tietê e São Miguel Arcanjo.
No total, o programa oferece mais de 3.400 serviços digitais e atendimento presencial. Esses serviços abrangem diversas áreas, incluindo água, esgoto e meio ambiente, documentos pessoais, educação, impostos, dívidas e empresas, direitos e cidadania, moradia e serviços sociais, trabalho e aposentadoria, CNH, veículos e transporte, atendimento ao consumidor, saúde e até alguns serviços municipais.
Os serviços mais acessados são a emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento digital (CRLV-e) e atestado de antecedentes criminais.
Grande parte dos serviços oferecidos pode ser realizada integralmente pela internet, mas, caso necessário, para o atendimento presencial é obrigatório o agendamento, que pode ser feito nos totens de autoatendimento disponíveis em cada unidade ou pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br/, ou ainda por meio do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, disponível para Android e iOS. O programa também tira dúvidas pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
Serviços municipais
Moradores de Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Salto e Taquarituba, por exemplo, podem solicitar alguns serviços municipais diretamente pelo Poupatempo. Entre os serviços disponíveis estão a consulta de débitos, emissão de IPTU, alvará de funcionamento, Junta Militar e seguro-desemprego. (Da Redação)
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